Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 25 de julho de 2013

O que é um Escritor?

Queridos leitores e amigos da Rainha, este é um assunto que sinto obrigação de esclarecer. Bem, independentemente das definições alheias, eu tenho uma definição muito própria no que toca a ser Escritor. Um Escritor é, acima de tudo, uma pessoa que escreve. Um cantor é uma pessoa que canta, um dançarino é uma pessoa que dança, um pintor é uma pessoa que pinta. Assim sendo, para mim, um Escritor é uma pessoa que escreve. Isso mesmo! Não importa se tem ou não livros Editados, se tem ou não jeito para escrever, se as pessoas gostam ou não. Não importa se escreve em papel ou numa plataforma digital. Não importa se escreve a caneta, a lápis, ou com outro tipo de material. Também não importa o género. Se é Romance, Ficção, Infanto-juvenil ou Poesia. Não interessa se o texto é Científico, Técnico ou outra coisa qualquer. O que interessa, meus amigos, é que um escritor é uma pessoa que escreve. Claro que existem os Escritores Profissionais, os Amadores e até os Escritores Fantasma que ninguém conhece. Mas todos eles são Escritores. Por quê? Simplesmente, porque escrevem. 

No meu caso, sou Escritora por quê? Porque escrevo desde os meus nove anos de idade, e desde essa altura tive oportunidade de escrever em diversos formatos e plataformas. Comecei a escrever pequenos Contos para me entreter, depois escrevi Diários, escrevi diversos textos para Revistas e Jornais locais, escrevi para amigos e familiares, escrevia na escola, em casa, e onde calhasse. Anos mais tarde, iniciei um blogue (Rainha das Insónias) que já existe há mais de dois anos. Também, escrevi para websites e outros blogues como freelancer (coisa que continuo a fazer), fiz parte de duas colectâneas de Poesia cujo lançamento foi este ano e mais recentemente, está previsto sair em breve o meu primeiro livro a solo. Pela minha descrição, tenho a certeza que o leitor ficou a conhecer-me um pouco melhor. Espero que isto sirva de inspiração a todos aqueles que escrevem e que sonham um dia ter esta Profissão.

Resumindo, o que é um Escritor? Um Escritor é uma pessoa que escreve.

Agora digam lá de vossa justiça, concordam comigo?

2 comentários:

Anónimo disse...

Discordo da afirmação "Escritor é uma pessoa que escreve" pelo simples fato que qualquer pessoa no dia a dia é "obrigado" a escrever, seja a nível laboral, pessoal, ou com finalidade profissional. Relativamente á pessoa que escreve porque necessita para se poder resolver no quotidiano não a considero escritora, mas isto também é o meu mau feitio a falar e também tenho sempre opiniões muito próprias sobre as coisas, não sou do tipo de "emprenhar" pelos ouvidos LOL
Mas no fundo é a minha opinião e vale tanto como as outras ;)

http://soublogueiramaspouco.blogspot.pt

Jovita Capitão disse...

Olá Ana, obrigada pela tua opinião. Nem sempre temos de concordar com tudo o que se diz. E é sempre importante a discussão de diferentes pontos de vista. :)