Traduza para o seu idioma

sábado, 18 de junho de 2011

Homenagem a José Saramago – Um ano depois.



Hoje dia 18 de Junho de 2011, Saramago é lembrado por muita gente com grande carinho. Faz hoje um ano que este escritor controverso faleceu. Hoje, também eu faço a minha homenagem. Desde criança que leio os livros dele. As palavras de Saramago acompanham-me desde sempre, todos os dias. É um escritor notável. E eu digo: “é” porque apenas o corpo se foi. As palavras nos seus imensos livros ficaram para nos explicar que Saramago está presente, e bem presente. Algo que me marcou muito em todo o meu percurso com José Saramago é que eu fui uma das pessoas presentes na apresentação do seu livro: “A viagem do Elefante” no CCB no dia 3 de Dezembro de 2008. Senti-me muito lisonjeada por fazer parte de algo com tanto significado para mim. Acima está o convite que a Editorial Caminho me enviou. Foi um dos melhores dias da minha vida! Obrigada Caminho, Obrigada Saramago! Até Sempre!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dormir com um poeta



Como será dormir com um poeta? Ou melhor, como será dormir no quarto de um poeta como Fernando pessoa? A casa Fernando pessoa teve uma iniciativa que inspira qualquer poeta e escritor. No dia 19 de Maio lembraram-se de inaugurar o ciclo “Uma noite com pessoa”, na casa Fernando Pessoa. Ou seja, lembraram-se de convidar escritores a dormirem no quarto de Fernando Pessoa. O primeiro a aventurar-se a dormir no que foi outrora o quarto do poeta, foi o escritor Brasileiro João Gilberto Noll. Quem me dera fazer parte desta iniciativa. Deve ser bastante inspirador!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bela noite de Lua Cheia!


Subi o estrado da noite
Lentamente escureceu
E assim defronte
Meu coração bateu

À minha frente
Uma esfera quente
E no meu coração senti
Um amor presente

Essa esfera chamada lua
Atrai-me passo a passo
Cheia de luz e mistério
Quase chego ao seu encalço

A noite escura contrasta
Com a luz brilhante da lua
E esse silêncio profundo
Vem dizer-me que sou tua.

Jovita Capitão

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Comemoração do aniversário de Fernando Pessoa


Fernando pessoa. Este nome diz tudo. Grande Poeta Português que se hoje fosse vivo completaria 123 anos de vida. Hoje dia 13 de Junho comemora-se o seu 123º aniversário. Fernando pessoa nasceu a 13 de Junho de 1988 e faleceu a 30 de Novembro de 1935 com apenas 47 anos. O que realmente importa neste dia é a obra que ele deixou escrita. Era um poeta fenomenal. Uma pessoa que realmente me inspira. O que mais admiro na sua vasta obra é “A mensagem”. Este livro indica claramente a simplicidade e a intensidade da vida do poeta. Era um homem um pouco só, tal como a maioria dos poetas e escritores. Tal como eu. Também eu gosto de silêncio. Para escrever prefiro um lugar onde eu me possa distanciar de tudo e de todos para dar largas à minha imaginação. E Pessoa era assim. Era um exemplo para os escritores de agora. Temos muito a aprender com ele. Por isso, neste dia de aniversário de Fernando Pessoa, para homenageá-lo como ele merece devíamos ler algo relacionado com este grande Poeta e escritor.
Parabéns Fernando Pessoa!

domingo, 12 de junho de 2011

Festas de Lisboa



Lisboa está em festa. É tempo de marchas populares, de S. António, e de muita Sardinha. Venha conhecer Lisboa. Venha conhecer a nossa cidade, a nossa cultura. Boa Comida, Boa música, Marchas populares, Teatro e muito mais para conhecer durante os próximos dias.
Conheça o programa das festas de Lisboa em www.festasdelisboa.com