Traduza para o seu idioma

sábado, 13 de janeiro de 2024

À volta do mundo



Segundo o google, fiz 4523 quilómetros à volta do mundo em 2023. Parecem muitos, mas esses quilómetros correspondem apenas a 11% do total do globo terrestre. Será que em 2024 chego aos 100%? Era bom, era, até porque dizem por aí que o mundo é pequeno. Mas não acredito nessa utopia. 



sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Sobre ser mãe

O dia a dia de uma mãe é tão estafante quanto gratificante. Parece clichê estar a dizer isto mas é a maior verdade alguma vez dita. Eu ainda estou em casa com o meu bebé, mas não sei como vai ser quando ele for para a creche. Será que vou deixar de ser a sua maior referência? Ou será que vai ficar a chorar o dia inteiro até eu o ir buscar? Talvez nenhum destes dois extremos seja verdade. Mas existem sérias dúvidas e questões dentro de mim. Ele vai crescer inevitavelmente e eu quero estar presente na sua vida tenha ele meses, tenha ele poucos ou muitos anos de vida. Eu não sabia que mãe iria ser até me tornar uma. Que eu consiga ser a melhor mãe que ele precisa!

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Teia de aranha

Teia de aranha - foto de Américo Luis

Uma fina aranha teceu uma fina teia e ficou à espera que o seu fino almoço lá caísse. Escondeu-se bem e esperou, esperou, esperou e adormeceu. O almoço espreitou, parou e continuou viagem pois já conhecia o seu destino. A mosca que não era nada fina não caiu na armadilha. Era o que mais faltava, ser comida por uma fina aranha na sua fina teia!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Duzentos e cinquenta e quatro

Queridos leitores e amigos, é certo que amo escrever há muitos anos e quem me conhece bem sabe que assim o é. Faço da escrita a minha almofada para conseguir ultrapassar momentos mais complicados ou simplesmente porque me faz sentir viva. Hoje apercebi-me de algo interessante. Nem sempre escrevo de forma regular. Há momentos na minha vida que nada têm de interesse para ninguém além de mim e nesses momentos o pouco que escrevo é tão pessoal que escolho escrever em cadernos em vez de tornar público. Ao verificar o arquivo do blogue fiquei a saber que 2016 foi o ano em que mais postei, para ser mais precisa 254 postagens. Será que este ano consigo superar este número ou pelo menos aproximar-me? A ver vamos!

Coisa mais bela!

Ai a maternidade!
Coisa mais bela.
Já não posso acordar tarde
nem tarde deitar qual Cinderela.

Acordo sempre com as galinhas
e muito antes do galo cantar.
Seja para alimentar o filhote
seja apenas para o dia preparar.

À meia-noite não perco o sapato
porque nem sequer o calcei.
O pijama é o meu fato
que todo o dia é Rei. 

Ai a maternidade!
Coisa mais bela.
Já não posso acordar tarde
nem tarde deitar qual Cinderela.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.