Traduza para o seu idioma

sábado, 5 de novembro de 2016

A Saúde e a Cultura de mãos dadas



Queridos leitores e amigos da Rainha, este é o programa para hoje. Teatro, Música, Poesia e uma conferência sobre Saúde e Nutrição. Este Evento tem Início às 15h e a entrada é livre. 

Local: Auditório do Centro Comercial: O Pescador, Costa de Caparica.

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Hoje, durmo mais cedo.



Queridos leitores e amigos da Rainha, cheguei agora a casa, exausta mas feliz. Amanhã é o grande dia, onde a Poesia vai ser a Rainha da noite. Hoje, vou tentar dormir mais cedo para que as insónias não me apanhem desprevenida. Beijinhos para todos!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Morcego ou Coruja?

Como os Morcegos saio voando
e pela noite vou contemplando
aquilo que os outros não vêem
porque dormem profundamente.

Como as Corujas assobio
em todo o lugar sombrio.
Vigiando toda a noite
Até a lua adormecer.

Tenho a lua por companhia
e escrevo com alegria
até a noite virar dia.
Até a lua empalidecer.

Se eu pudesse viver à noite
seria para sempre mais forte.
Sei que seria diferente.
Seria deveras inteligente.
Entregue à minha própria sorte.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Fernando Pessoa - Estudando os seus poemas


Queridos leitores e amigos da Rainha, esta noite deu-me para pesquisar sobre os poemas do Mestre Fernando Pessoa. Grande Poeta Português, de uma época bastante longínqua, mas que exerce um grande poder sobre nós, poetas da nova geração.

Na próxima Sexta-feira, a primeira do mês, realiza-se a habitual Tertúlia de Poesia, mas desta vez vai ser um pouco diferente. A Tertúlia vai estar centrada no Poeta Português, Fernando Pessoa. Por isso é que andei a pesquisar para que possa levar alguma informação interessante e diferente que acrescente valor à Tertúlia.

Foram vários os poemas que senti vontade de apresentar, mas não posso ler todos aqueles de que gosto. Vou escolher apenas dois e acrescentarei ao cardápio, mais dois ou três que sejam de minha autoria e que façam todo o sentido para aquele dia.

A dificuldade prende-se na escolha, pois gosto de vários. Já vos disse que Fernando Pessoa é um dos meus Poetas preferidos?

Já transcrevi para o meu caderno os que me fazem mais sentido: Autopsicografia, Liberdade, Segue o Teu Destino, Isto, Durmo ou não?, Para ser grande sê inteiro,... Quais é que hei-de escolher? Isso é que eu gostaria de saber. Conseguem dar-me uma ajuda? Qual o poema de Fernando Pessoa que vocês mais gostam?

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Adeus Feriado, recomeça a rotina!

Boa noite queridos leitores e amigos da Rainha, que tal esse feriado? Foi bom? Espero que sim. Espero que tal como eu, tenham carregado baterias para este mês que acaba de iniciar.

Amanhã vou estar a trabalhar no sítio do costume juntamente com a minha habitual equipa. Sinto-me cheia de vontade de colocar em prática algumas ideias que foram germinando durante os últimos dias.

Ainda nesta semana, na próxima Sexta-feira temos Tertúlia de Poesia e no Sábado temos um Evento Cultural no mesmo local, no Auditório do Centro Comercial, O Pescador. Apareçam! :)

A Ferro e Fogo!

No teu corpo escrevo o meu nome
a ferro e fogo para não sair.
Espero que retribuas cedo
para que não queira de ti fugir.

Vi a lua e as estrelas
naquela noite de luar.
Que elas sejam testemunhas
daquilo que entre nós se passar.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.


Novembro


E começou mais um mês onde temos a esperança de mudar tudo!

Acredito que é possível melhorar qualquer coisa, desde que as pessoas estejam realmente dispostas a isso. E normalmente diz-se que em cada mês, existem pelo menos 30 oportunidades para se conseguir realmente fazer a diferença. Que Novembro seja o mês das conquistas felizes!

domingo, 30 de outubro de 2016

Resumo dos Power Days

Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje quero mostrar-vos o resultado dos anunciados Power Days. Espero que gostem! :)