Traduza para o seu idioma

sábado, 18 de novembro de 2023

Memórias

Alimento-me de memórias
porque são histórias
que me aconteceram.

Não me interessa se errei.
O que interessa só eu sei.
E coisas há que as enriqueceram.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Sete quilos ao colo




Queridos amigos e leitores ontem tive a brilhante ideia de ir até ao jardim que fica perto da minha casa. Estava sozinha em casa com o meu filhote e estava farta de olhar para as mesmas paredes. A maternidade é tão solitária que às vezes desespero por ver gente e outras coisas. Então, coloquei os pés ao caminho, não sem antes perder cerca de três horas só para sair de casa. 

E lá fui eu com sete quilos ao colo, bem mais devagar do que gostaria. Já arfava a meio do caminho, mas estava decidida a proporcionar boas memórias ao meu filho, por isso continuei. E foi tão bom, apesar da coluna ressentir-se depois na volta. 

Quando era mais pequenino, não saía de casa sozinha com ele. Tinha medo de tão frágil que era, além de ainda não poder apreciar o passeio. Era mais leve é certo. Agora, até tenho pena. No entanto, já interage comigo e com o meio envolvente e deve estar tão fartinho quanto eu de ver sempre as mesmas coisas. E veio tão feliz do passeio que tenho a certeza que valeu muito a pena o esforço. Deixo aqui algumas fotografias deste pequeno passeio, o primeiro de muitos que se seguirão.



terça-feira, 14 de novembro de 2023

Vida de Mãe

Suspira cansada.
Sem  rumo, a coitada.
Sem vislumbre do futuro.
Mesmo na beira do muro.
A maternidade pode ser pesada.
Mas é a melhor coisa do mundo
quando olha o seu rebento,
o seu mais que tudo,
a dor dissolve-se no vento.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.