Traduza para o seu idioma

sábado, 10 de maio de 2014

Sugestão da Rainha: " Valorize-se, Organize-se", de Cláudio Ramos ( no YouTube)

Queridos leitores e amigos da Rainha, estive a preparar mais um vídeo esta semana. Desta vez escolhi um livro de Cláudio Ramos. Para ver o vídeo clique no link abaixo! 

https://www.youtube.com/watch?v=8cRlTa9w8k8&feature=youtu.be

Tertúlia de Poesia IV

Boa noite queridos leitores e amigos da Rainha, estas são apenas algumas imagens da Tertúlia Poética desta noite. Espero que gostem! :)









Os estereótipos

Os estereótipos são antigos.
Do tempo do Camões.
Se ele fosse  vivo,
falariam dos seus botões.
Já velhos, desadequados.
E as roupas? Essas,
velhos trapos, que agora
já não são vendidos, nem comprados.
Tudo muda. Tudo passa.
Nada fica para contar
nem história, nem desgraça.
Ah, os estereótipos!
Que nos fazem tão mal.
Se é bem vestida
e tem ar angelical,
nem a uma mosca faz mal.
Se é artista e se esmera,
pensam que é brincadeira,
ou que é Carnaval.
Ah, os estereótipos!
Que só nos fazem mal.
Quanto nos enganamos
com as aparências alheias!
Quando é que vamos perceber
que na vida existem várias maneiras?

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

As Sardinheiras


Não conhecia as Sardinheiras.
Minha mãe as plantou.
Deslumbrada fiquei
com tamanha beleza

De cores várias,
lá estão elas
viradas para o sol.

Foram plantadas com amor
com toda a certeza!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Tertúlia Hoje - Não perca!

Queridos amigos e leitores da Rainha, venho lembrar-vos que a Tertúlia de Poesia será realizada hoje, às 21h no Centro Comercial "O Pescador" na Costa de Caparica.

Se gosta de poesia, venha daí! :) Será bem recebido!

Já me habituei a elas!

Amanhã é noite de Tertúlia, onde a Poesia reina. Estou ansiosa! Talvez seja por isso que não consigo dormir. Ou então é porque amanhã vai passar uma entrevista na Rádio Sim acerca das nossas tertúlias de poesia. Américo Luís é o responsável por essa entrevista tão bem-vinda, como inesperada. A entrevista vai passar na rádio amanhã, dia 8 de Maio, pelas 5.30h da manhã . Se calhar é por isso é que não consigo dormir. Tenho medo de adormecer e depois não ter a oportunidade de ouvir o que vai ser dito. Ou então é porque andei a semana toda com insónias. Pelos vistos, já me habituei a elas!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Melhores histórias!

Minha alma está cheia de vida,
repleta de doces memórias.
Que todos os sorrisos que vejo
me tragam boas e melhores histórias!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Do avesso!

Qualquer dia viro tudo do avesso!
Já que a vida anda às avessas.
Andar de pernas para o ar não tem preço.
Só dá cabo das nossas cabeças!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Desconforto em relação ao futuro!

Sinto um certo desconforto em relação ao futuro. A crise, o desemprego, as ilusões da vida fazem-me entrar num colapso mental que nem descrevo para não escandalizar ninguém. Os sonhos que tenho ninguém me pode roubar, mas os recursos que preciso para os concretizar são escassos. Ando sempre à procura de novas soluções, novas ideias, novas certezas, mas ando exausta. Apetece-me virar tudo do avesso e começar tudo de novo sem o peso que trago no meu coração. É triste que cada ano que passa a remota hipótese de prosperar apenas espreite e depois se vá embora. Eu não desisto de lutar, mas por vezes desanimo. Viver é isto??? Bem, parece-me que sim.

A menina dos meus olhos!

Queridos leitores e amigos da Rainha, estou aqui esta noite para vos falar um pouco sobre a minha vida pessoal. Todos vocês já sabem que a escrita faz parte da minha vida desde sempre, sendo esta, a principal razão da minha existência. Desde que me lembro que as palavras me rodeiam e eu a elas. Sempre tive o sonho de fazer disto profissão, mas nunca pensei de que forma, nem se isso seria possível algum dia. Muito antes de imaginar que podia estar aqui a escrever para um público tão vasto, entretinha-me a escrever pequenos textos em diários e fazia poemas para dar aos amigos e à família. Quando a Rainha nasceu as coisas mudaram. Ela tornou possível que me tornasse conhecida neste meio, divulgando o meu trabalho diariamente. Por esse motivo, a Rainha é a menina dos meus olhos!

Embora a escrita seja a minha vida, tenho de tentar fazer outras coisas para que possa sobreviver. Tantas coisas fiz que já perdi a conta! Muitas que comecei, não resultaram. Outras, resultaram por pouco tempo. Mas sempre tive em mente que tinha de continuar a lutar mesmo que as coisas corressem menos bem. Neste momento, sinto-me a voltar à estaca zero. A empresa mais recente entrou em reestruturação e o trabalho está parado até que todas as questões sejam resolvidas. Como está parado, não ganho o meu sustento. Logo, voltei a sentir aquela estranha sensação de que tudo foi em vão. No entanto, como não sou pessoa de desistir assim tão facilmente, vou continuar a buscar outras soluções para a minha vida. As soluções são infinitas, por isso necessito de afunilar as mesmas fazendo uma triagem. É hora de separar o "trigo do joio" e definir quais são os meus objectivos.

Fiz este pequeno apanhado da situação por causa das várias pessoas que me têm questionado acerca do que estou ou não a fazer. Penso que isso se deve ao facto de ter deixado de falar sobre a empresa em questão. Acreditem que apesar da situação ser desconfortável, posso concluir que a Telexfree, foi a melhor empresa onde eu já estive. Disso não tenho dúvidas! Acerca disto só tenho mais uma coisa a dizer: Os preconceitos não servem para nada! Não vale a pena dizer mal de uma empresa que deu de comer a tanta gente e que contribuiu de forma rápida para uma união mundial. 

Eu acredito que nada acontece por acaso. Tudo tem uma explicação lógica mesmo que não a vejamos logo. Por isso, em vez de me alarmar, vou continuar a fazer a minha parte. Contem comigo para continuar a espalhar cultura, Literatura, escrita, poesia... Que isto nunca nos falte!

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mar azul

Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje quero partilhar convosco as imagens desta tarde. Espero que gostem.


domingo, 4 de maio de 2014

Mãe!



Mãe!
Essa palavra profunda
que me sustém.

Amor incondicional.
Coração enternecido.
Mesmo quando as coisas estão mal,
caminha lado a lado comigo.

Mãe!
Como ela não há ninguém.

Uma ternura sem igual.
Forte sentimento de protecção.
Um imenso amor no coração.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.