Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A evolução da Rainha

A Rainha evoluiu. A Rainha saiu da sua zona de conforto para mostrar aos seus leitores outros assuntos interessantes do seu dia-a-dia. Mas, esta Rainha, nem sempre foi assim. Quando começou a reinar por aqui, era uma Rainha tímida. Talvez até um pouco insegura. No entanto, esta Rainha deixou-se fascinar pela aprendizagem da vida e mudou a sua forma de ver o mundo. E essa mudança, fez com que a escrita também mudasse. Esta Rainha amadureceu e encontrou outras formas de expressar os seus pensamentos, sentimentos e circunstâncias. Esta mudança, trouxe-lhe novas experiências, emoções, ideias e tornou-a mais segura, mais alegre, mais comunicativa, mais feliz. Esta Rainha que hoje conhecem é uma profissional reconhecida. Esta Rainha tem a certeza que o espelho estava enganado, por isso substituiu-o por outro. Aqui apenas reina um espírito positivo que envolve os leitores para lhes acrescentar algo de bom. Este é o Reino da Rainha das Insónias. Sejam bem-vindos e continuem desse lado pois, esta Rainha ainda tem muito para vos mostrar!

Almas gémeas

É interessante verificar
como uma alma reconhece outra.
Mesmo sem nada a identificar
Não há mesmo nada que enganar.

Existem pessoas tão diferentes
que podem ter algo semelhante.
E isso pode ser percebido
até mesmo no semblante.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Quero continuar a escrever!

Estou hirta, congelada,
não consigo aquecer.
Mal sinto as minhas mãos,
mas quero continuar a escrever.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vamos falar de Marketing!

O que é o Marketing? Por que alguns tanto o veneram e outros fogem desta palavra a sete pés? Na realidade, de modo geral, quando não percebemos um conceito, temos tendência a torcer o nariz.

Esta é a possível reacção do leitor neste momento:

- Estou sossegado no meu canto e lá vem alguém a falar sobre uma coisa que não entendo. Bah!... Marketing? Que palavrão é esse? Hum... deve ser coisa de gente esquisita.

Bem, queridos amigos, Marketing é uma palavra mais interessante do que se possa realmente pensar. 

Vamos simplificar!

Não podemos entender o Marketing sem entender o que significa Comunicação. Claro que nem tudo o que comunicamos tem a ver com Marketing, mas todo o marketing utiliza técnicas específicas de comunicação.

Existem variadíssimas formas de Marketing: 

Marketing pessoal
Marketing de relacionamento
Marketing empresarial
Marketing de consumo
Marketing de conteúdo
Marketing de biblioteca
Marketing de atracção
Marketing de afiliados
Marketing digital

Estas são apenas algumas formas, porque existem muitas mais. 

Então, o que é o Marketing? Bem, para que seja entendido por todos, o marketing é: saber comunicar a nossa mensagem de forma adequada. 

Não interessa para este post o motivo que leva uma pessoa a fazer marketing, nem interessa para já as várias formas de o fazer. O que interessa é perceber que em Marketing o emissor deve ter um discurso objectivo e claro. Independentemente dos intervenientes, a mensagem de marketing deve ser a mais simples, concreta e focada possível, para que seja entendida.

É evidente que existem técnicas de Marketing relacionadas com outros aspectos, que podem ser mais subtis. Mas este é um tema a desenvolver numa próxima oportunidade.

Mar



Deitei os olhos ao mar
e o que vi me fez amar.
Fiquei horas a contemplar
e nem me apercebi da tua chegada.

Mas abraçaste-me a alma!
E devolveste-me a calma.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Um dia de Formação na Ericeira



Estava frio, àquela hora da manhã. Uma densa neblina fazia as honras do espaço e eu tremia como varas verdes. O sono também era evidente a cada passo que dava. No entanto, a alegria era maior do que a minha preguiça. Levantei-me bem cedo e preparei-me para passar o dia em formação no Hotel Vila Galé, na Ericeira.

Foi rápido chegar até lá. Metemos-nos na auto-estrada e foi num instante que chegámos ao Hotel. Do lado de fora deixámos o frio e recebemos o acolhimento caloroso da equipa que já nos esperava. Estivemos cerca de 100 pessoas naquele espaço, todos dispostos a aprender qualquer coisa de útil para o nosso trabalho.

Foi um dia magnífico! O espírito de equipa, a motivação a ele associada, a alegria que se fez sentir devolveu-me o bem-estar que há muito não sentia numa empresa. Gosto de estar aqui! A LR é para todos aqueles que acreditam nos seus sonhos, mas que acima de tudo para aqueles que trabalham para os realizar.



Após a formação, descobri uma casa onde fazem umas excelentes Bolas de Berlim, com doce de leite. Sugestão da Carla Simas, que eufórica com as bolas não se importou de ir a pé mesmo com a chegada da chuva.

Rumo a Lisboa, escolhemos outro caminho. Entre curvas e contra-curvas recuei no tempo em que era uma simples criança. Em pequena, costumava passar pela Ericeira e tenho muito boas recordações. Aquilo que vivemos quando somos crianças, marca-nos para sempre!

Chegámos a Lisboa ao fim da tarde. Tinha parado de chover e o vento tomou-lhe o lugar. Mesmo assim, estava feliz. Foi um dia memorável para toda a equipa.