Traduza para o seu idioma

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Vamos falar de Marketing!

O que é o Marketing? Por que alguns tanto o veneram e outros fogem desta palavra a sete pés? Na realidade, de modo geral, quando não percebemos um conceito, temos tendência a torcer o nariz.

Esta é a possível reacção do leitor neste momento:

- Estou sossegado no meu canto e lá vem alguém a falar sobre uma coisa que não entendo. Bah!... Marketing? Que palavrão é esse? Hum... deve ser coisa de gente esquisita.

Bem, queridos amigos, Marketing é uma palavra mais interessante do que se possa realmente pensar. 

Vamos simplificar!

Não podemos entender o Marketing sem entender o que significa Comunicação. Claro que nem tudo o que comunicamos tem a ver com Marketing, mas todo o marketing utiliza técnicas específicas de comunicação.

Existem variadíssimas formas de Marketing: 

Marketing pessoal
Marketing de relacionamento
Marketing empresarial
Marketing de consumo
Marketing de conteúdo
Marketing de biblioteca
Marketing de atracção
Marketing de afiliados
Marketing digital

Estas são apenas algumas formas, porque existem muitas mais. 

Então, o que é o Marketing? Bem, para que seja entendido por todos, o marketing é: saber comunicar a nossa mensagem de forma adequada. 

Não interessa para este post o motivo que leva uma pessoa a fazer marketing, nem interessa para já as várias formas de o fazer. O que interessa é perceber que em Marketing o emissor deve ter um discurso objectivo e claro. Independentemente dos intervenientes, a mensagem de marketing deve ser a mais simples, concreta e focada possível, para que seja entendida.

É evidente que existem técnicas de Marketing relacionadas com outros aspectos, que podem ser mais subtis. Mas este é um tema a desenvolver numa próxima oportunidade.

Sem comentários:

Arquivo do blogue