Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vamos falar de sonhos!

Queridos leitores e amigos da Rainha, já faz 4 anos que escrevo neste espaço. Tenho que vos agradecer o carinho diário, seja através de comentários, partilhas ou visitas. A Rainha foi um sonho que eu tive, que um dia tornei realidade através da minha insistência. Se nunca começasse, provavelmente não estaria onde estou.

A tendência de muitos, é esperar o melhor dia, a melhor hora, o melhor local, as melhores condições... no entanto, a realidade é muito diferente daquilo que nós pensamos. Se nunca dermos o primeiro passo, não sairemos do mesmo lugar.

Todos os dias temos oportunidade de nos renovar, de aprender algo novo, de nos superar, de mudar de rumo quando é necessário. Temos de ir além dos nossos sonhos através de pequenas acções que nos possibilitam avançar. Foi assim que a Rainha nasceu. Foi assim que aprimorei a minha escrita. Foi assim que aprendi várias profissões. 

Claro que já mudei de rumo várias vezes. Mas é melhor errar e mudar de rumo, do que nunca tentar. E nunca teria chegado onde cheguei se nada fizesse. Por isso, o meu conselho é: Se tem um sonho, dê o primeiro passo. Nunca desista, mesmo que seja difícil chegar lá. Pois, por mais difícil que seja, nada é impossível de realizar se nos empenhar-mos, se estivermos dispostos a aprender com quem sabe, se estivermos focados no assunto em questão e acima de tudo, se colocarmos o nosso amor naquilo que ambicionamos. 

É preciso amar o que se faz! É preciso acreditar que é possível! É preciso não desistir à primeira falha! Todos os dias temos algo a aprender. É esse o segredo. Nada é absoluto. Tudo se encontra em transformação. E a maior transformação é aquela que fazemos dentro de nós.

Cecília tinha razão

Com sol ou chuva
todos temos de viver.
A vida é uma dança
que devemos aprender

Sonhar é para todos
mas poucos são os que sonham.
Mesmo que sonhem em criança
em adultos os abandonam.

Temos múltiplas escolhas
umas interessantes, outras menos.
Mas de todas, as mais fáceis
é quando somos pequenos.

Pois, quando crescemos
o isto e o aquilo
acompanham a alvorada
e passamos a ver a vida
como uma tremenda maçada.

Todas as escolhas têm perdas.
Em todas, tomamos uma decisão.
Ou isto, ou aquilo...
Cecília tinha razão.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Noite de Fado



Morada: Rua Direita nº 16 - Paço do Lumiar, Lisboa.
Contactos para reservas: 967735184 ou 216066196

Chuva de letras

Olhei para o céu.
As nuvens se juntaram.
Disse adeus ao sol
e as primeiras gotas
me molharam.

Gordas, húmidas,
de cheiro a terra...
Tentei agarra-las.
Mas não consegui pará-las.

Era uma chuva de letras
vinda de todas as direcções,
que trazia um pouco de amor
para depositar nos nossos corações.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

domingo, 5 de abril de 2015

Lançamento do Livro: " Malanje - Suas Gentes"



Queridos leitores e amigos da Rainha, no próximo dia 11 de Abril pelas 14 horas, no Centro Cultural Casapiano, na Rua dos Jerónimos nº 7 A em Lisboa, será lançado o livro: " Malanje - Suas Gentes" do Autor Lito Martin.

Convido-vos a conhecer esta magnífica obra que nos remete para um passado bem vivo das gentes que lá passaram ou que por lá, continuam a viver.