Traduza para o seu idioma

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Dicas para escrever melhor.


Todos nós, em alguma altura na vida, sentimos necessidade de melhorar a forma como escrevemos. Seja porque o nosso trabalho assim o exige, seja porque nos ajuda na escola, seja para surpreender alguém ou simplesmente pela vontade de superação, todos temos um motivo para melhorar a forma como passamos para o papel as nossas palavras. Neste sentido, decidi dar-vos algumas dicas que funcionam comigo. 

Leia mais: Uma das dicas para escrever melhor é ler mais. Devore todos os livros que encontrar, seja em casa ou em outro lugar qualquer. Leia também jornais e revistas de um tema que lhe interesse. Leia no metro, no autocarro, em casa, na escola, na rua, no trabalho (apenas nas pausas está bem?), leia na praia, leia no campo, leia na cidade, leia onde quiser e à hora que desejar.

Escreva todos os dias: A melhor forma de treinar a escrita é praticá-la todos os dias. Escreva um pouco a cada dia. Se não sabe o que escrever, lembre-se de algo que tem mesmo de escrever. Por exemplo: Tem a lista de compras para fazer, certo? Que tal, começar por aí? Outra opção que sempre resultou comigo é ter um diário. Escreva aquilo que lhe vai na alma. 

Procure no dicionário: Quando temos uma dúvida de léxico devemos consultar o dicionário. Esqueça o google por alguns instantes e vá até à estante procurar aquele livro tão interessante que tem significado para tudo.

Cuidado com o google: Se não tiver dicionário por perto, pode dar uma vista de olhos no google. Mas não se esqueça que nem todos os sites são confiáveis. É necessário seleccionar alguns sites que nos ajudam realmente, excluindo aqueles que não têm credibilidade nenhuma. 

Aumente o seu vocabulário: Uma das formas de aumentar o nosso vocabulário é ler livros, revistas ou jornais de outras culturas. Aproveite a geração dos PALOP e encontre palavras novas que pode utilizar no seu dia-a-dia ou enquanto redige um texto. Mas atenção que, devido às diferenças culturais dos vários Países de Língua Portuguesa as palavras não se escrevem todas da mesma maneira. É, sem dúvida, nossa obrigação saber distinguir um estrangeirismo de um erro ortográfico.

Estas são apenas algumas dicas que podem fazer a diferença no seu dia-a-dia literário. Espero que tenham gostado das dicas e que estas tenham sido de alguma forma úteis para o vosso crescimento nesta área.

1 comentário:

Jovita Capitão disse...

Olá Millena, seja bem-vinda ao meu blogue. E obrigada pelo seu comentário! :)

Beijinhos.