Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Os primeiros passos na escrita

Queridos leitores hoje quero deixar uma importante mensagem a quem está a iniciar a sua carreira na escrita.
Quais são os primeiros passos para uma vida bem sucedida nesta área?

  • Começar cedo.Atenção que quando digo começar cedo, significa que já se tem aquela vontade de escrever desde criança. Isso não significa que é tarde para começar se já atingiu um estágio de vida elevado. No entanto, se sempre gostou de escrever é mais provável que essa seja de facto a sua vocação. 
  • Ler muito. Lembre-se que quanto mais ler, mais ideias terá para escrever. Já para não falar na diminuição dos erros ortográficos que incomodam quem lê.
  • Aprender com outros. Hoje em dia tudo passa pelo entrosamento que temos com outras pessoas. Ao prestarmos atenção àqueles que escrevem melhor que nós, vamos conseguir a melhorar a nossa capacidade de criação escrita.
  • Desenvolver o seu estilo. Todos temos um estilo pessoal, próprio. Podemos ser versáteis no nosso trabalho escrito mas se não tivermos um estilo próprio não conseguimos ser reconhecidos neste competitivo mercado.
  • Aperfeiçoar todos os dias. Todos os dias temos de estar atentos a todas as formas de melhorar a nossa escrita. Quer através de livros, jornais, revistas, quer com pessoas reais que nos ensinam como o fazer. Além disso é importante escrever todos os dias mesmo que não haja inspiração. Como se costuma dizer: "O hábito faz o frade". Neste caso específico, a escrita constante faz o escritor.
Espero ter ajudado nestas pequenas dicas!

Cumprimentos,
Jovita Capitão.

2 comentários:

Ana Cristina Teixeira disse...

Concordo integralmente com você! Aqui no Brasil dizemos: o hábito faz o monge!!! Sem dúvida, escrever também requer uma certa prática, que só adquirimos com o treino diário. Beijos.

Jovita Capitão disse...

Seja bem-vinda, Ana Cristina. Obrigada pela sua opinião.

Um beijinho.
Jovita Capitão.