Traduza para o seu idioma

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Cinco dicas para começar a escrever

Já alguma vez pensou em começar a escrever? Não é tarefa fácil. Mas existem algumas coisas que facilitam a criação literária. A Rainha, tem algumas dicas!


1- Não se preocupe com o título.

Por vezes começamos com uma ideia muito boa, mas ficamos presos ao título. O Título de um artigo ou de um livro deve expressar de forma clara, o assunto abordado. Quando escolhemos o Título primeiro, pode acontecer querermos muda-lo depois. Quanto mais criativa for a nossa escrita, mais ideias surgem na nossa cabeça, fazendo-nos mudar muita coisa ao longo do texto, inclusive o título.

2- Tenha um Dicionário à mão.

Eu ainda sou apologista dos Dicionários, aqueles livrinhos cujo conteúdo expressa o significado das palavras. Além de nos ajudarem a encontrar sinónimos que nos facilitam a vida, também nos ajudam a perceber se deixamos escapar pequenos erros.

3- Leia muito.

Quer ter mais ideias? Então leia muitos livros de diferentes géneros Literários. Existem no mercado, livros para todas as idades.

4- Converse com pessoas.

As pessoas, no geral, contam historias. Mesmo sem nos apercebermos, toda gente o faz inconscientemente ou até de forma consciente. Podemos utilizar algumas histórias e ideias que ouvimos alguém contar. É um óptimo exercício!

5- Inspire-se.

Antes de escrever, ouça música, coma uma peça de fruta ou a sua sobremesa favorita, veja o pôr-do-sol, a lua, as estrelas... crie um ambiente criativo. Escreva com o coração.

4 comentários:

Vítor Fernandes disse...

Boas dicas :)

Jovita Capitão disse...

Obrigada Vitor Fernandes. :)

Inês Pereira disse...

Adorei as dicas! Concordo com todas e tenho de começar a pôr em prática a primeira. :)

Jovita Capitão disse...

Obrigada Inês. :) Depois diz qual foi o resultado quando as colocares em prática. Beijinhos!!!