Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quero criar um blogue! - Dicas para iniciantes.

Queridos leitores e amigos da Rainha, tenho recebido alguns pedidos para ajudar a criar determinados blogues, uns profissionais, outros nem tanto. Resolvi fazer uma lista com várias dicas para quem pensa começar um blogue mas principalmente para aqueles que pretendem manter o mesmo por muitos anos. Para quem não tem conhecimento é fácil entusiasmar-se com a ideia e disparar a criar algo que depois não gosta. Isso é perfeitamente normal. O entusiasmo faz com que não se veja o óbvio, o que causará um certo desconforto quando se apercebe que não era bem aquilo que se queria fazer. Eu própria já tive várias experiências dessas antes de criar a Rainha. No entanto, com a experiência que tenho posso indicar facilmente onde é que os principais erros se encontram. Para isso convido-vos a analisar a lista que se segue:
  • Planear
  1. O passo mais importante para a criação de um blogue é o planeamento prévio. Se não o fizer, vai acabar por ter que dar mais passos atrás do que aqueles que imagina. Poderá ter de fazer tudo de novo, desnecessariamente.
  2. Escolha o nome do blogue, escolha o endereço de e-mail, pense nas redes sociais como as suas melhores amigas na hora de divulgar o seu trabalho. Coloque o mesmo nome nas páginas de fãs para que o conteúdo fique ligado às páginas e seja mais fácil a identificação do mesmo. Se a ideia é ter um negócio na Internet, será que o blogue é a melhor opção? Tem tempo disponível para actualizar o blogue todos os dias? Será que seria mais útil criar um Website em vez de um blogue?
  3. Depois de ter definido uma ideia, o próximo passo é desenvolvê-la. Já se preparou previamente? Muito bem. Está pronto para começar.
  • Criar
  1. Para começar a criar é necessário ter uma conta google. Se ainda não tem nenhum e-mail nesta plataforma é importante que crie um. Se já tem, pode passar este passo.
  2. Agora repare no canto superior direito do meu blogue e procure um link que diz: Criar Blogue. Clique aí e preencha todos os campos necessários.
  3. Conseguiu criar? Se sim, parabéns. Pode passar ao passo seguinte.
  4. Escolha o layout, escolha a imagem de marca e comece a escrever.
  • Manter
  1. Agora que conseguiu criar o blogue existem algumas tarefas importantes que não pode descuidar. Como por exemplo, a aparência do blogue e a frequência das postagens. É importante que post todos os dias alguma coisa nova. Só assim poderá chegar a mais pessoas.
  2. Outra forma de chegar a mais pessoas é fazer uma página de fãs no Facebook ou criar uma página no Twitter, para divulgar o conteúdo do seu blogue.
  3. Existem também algumas regras que nunca são demais relembrar: Seja genuíno naquilo que faz. Nunca copie nada de outros blogues. Mesmo que veja algo de que goste e que queira abordar no seu, deixe sempre o link abaixo para dar os devidos direitos de autor.
Estes são os passos principais de ajuda à criação e manutenção de um blogue. Espero que as dicas o tenham ajudado. 

Sem comentários: