Traduza para o seu idioma

terça-feira, 2 de abril de 2013

O que mudou nos últimos dois anos?

Queridos leitores, hoje quero fazer um apanhado geral de tudo o que se passou durante estes dois anos de trabalho enquanto escrevia diariamente neste blogue.

Vamos Recordar?

Quando criei o blogue, não tinha noção do impacto que ia ter. Pensava que apenas meia-dúzia de pessoas o veria. Inicialmente foi como um treino da minha escrita. Como não sabia qual era o nicho em que me devia inserir, fui escrevendo ao acaso sobre os mais variados temas. Ainda me lembro do primeiro post (clique no link para o conhecer Por fim tive coragem ).

Os posts mais antigos trazem-me saudade. Escrevi sem pensar que alguém podia estar atento às minhas palavras. Era como se de um diário se tratasse.

Aqui estão os link dos post mais antigos que já escrevi neste blogue.

Livros
Ambiguidade
Compras compras e mais compras.
Saudades da nossa escola
A importância da água
Receita de Mousse de Chocolate
O mês das Flores
Chegou a Primavera

Entretanto o tempo foi passando e é obvio que o que escrevia há dois anos atrás é ligeiramente diferente da maneira como escrevo agora. Até porque a vida muda e os interesses também mudam. Já não escrevo só para mim como era inicialmente. Escrevo a pensar no público alvo que vai ler o que escrevi. Penso em como posso melhorar a vida de alguém através das minhas palavras, sejam elas poesia, prosa ou outra coisa qualquer. Durante estes dois anos aprendi que a escrita no papel é um acto solitário, em que somos nós, os escritores, os críticos da nossa escrita. Quando escrevemos só para nós não evoluímos como deveríamos porque ninguém vê, ninguém sabe, ninguém comenta, ninguém aprende. Porém, escrever para a internet é escrever para um mundo global. É um acto de amor para com as pessoas que estão espalhadas pelo mundo.  É uma partilha de experiências e emoções que sem sabermos, podem ajudar alguém sem darmos quase por isso. As palavras ganham outra vida e espalham-se pelo mundo.

A Rainha actualmente já conta com 25,010 visitas, sendo que os Países onde o blogue foi mais visto são: Portugal, Brasil e Estados Unidos da América. Abaixo podem ver o número de visualizações correspondente a estes Países e um pequeno gráfico sobre a evolução do blogue.

Portugal - 11843
Brasil - 6551
Estados Unidos - 2774


Gráfico de visualizações de página no Blogger


A evolução deve-se a muitos factores, mas o factor mais importante foi a minha entrevista na TVI, no dia 8 de Novembro de 2012. (Clique no link para ver como foi A minha entrevista na TVI )

Depois da ida à Televisão, tudo mudou! A Rainha das Insónias nunca mais foi a mesma. Passei a ser uma espécie diferente de figura pública. As pessoas ainda se recordam e pedem-me autógrafos, enviam-me mensagens para o blogue, para o e-mail, para o facebook e para o twitter. 

O impacto foi tão grande que começaram a chover convites para apresentações de livros, para participações em colectâneas, outras entrevistas. Nessas andanças descobri como funciona o mundo editorial e ganhei coragem para arriscar a publicação de um livro meu numa dessas Editoras mais pequenas que sairá em Maio.

Posso dizer que nada disto teria acontecido se não tivesse arriscado há dois anos atrás. Naquela altura tive críticas. As pessoas há minha volta diziam-me que era perda de tempo e falavam-me para ter cuidado com o plágio. Apesar de tudo nunca desisti. Porque se há plágio significa que há interesse. E se há interesse significa que o que escrevo vale a pena. E isso dá-me motivação para continuar em vez do contrário. 

Queridos leitores e amigos da Rainha, muito obrigada por me acompanharem diariamente. Estou aqui por vocês. É por vocês que vou continuar a escrever neste blogue.

Que venham mais dois!!! :)

Cumprimentos da Escritora,
Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

5 comentários:

Anónimo disse...

E Parabéns a você! Vamos ver se eu lá chego... LOL

Unknown disse...

Parabéns e vamos lá para muitos mais anos de sucesso!

Tu mereces!

Beijinhos,

http://carpediemtome.blogspot.pt/

Jovita Capitão disse...

Muito obrigada pelos comentários!!! :)

Ana, vais chegar lá também, estás no bom caminho.

Jorge Nuno - Artes e Escrita Criativa disse...

Fico muito agradado por este seu blogue ter atingido o bonito número de 25000 visitas em 2 anos! Parabéns e vamos para a frente com esse livro.
Por falar nisso... Já falta menos de 1 mês para a sessão de lançamento do meu romance "As Animadas Tertúlias de Um Homem Inquieto". Quero fazer-lhe chegar um exemplar, esperando que possa estar nessa apresentação.
Um abraço
Jorge Nuno

Jovita Capitão disse...

Caro amigo Jorge Nuno, muito obrigada pelo seu comentário e pela sua visita. É sempre bem-vindo!

Desejo-lhe muito sucesso para si e para o nosso amigo Filó :) Também espero poder estar presente no dia da apresentação do livro. Até breve.

Um Bem-haja!
Jovita Capitão.