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quinta-feira, 21 de abril de 2011

Momentos zen: Crie um SPA em sua casa


Todos nós sonhamos em ganhar a guerra contra o nosso maior inimigo. O STRESS. Como nós sabemos, o stress é prejudicial à nossa saúde e como tal temos de fazer alguma coisa. Numa sociedade em que se corre contra o tempo, é difícil relaxar. Mas para bem da nossa saúde é importante reconhecer que parar um pouco por vezes também é ganhar tempo, na medida em que, quando uma pessoa se sente revigorada, tem mais capacidade para tomar decisões importantes com uma maior consciência do que está a fazer.
Assim, deixo aqui algumas dicas de como podemos criar um ambiente de SPA em nossa casa.
Crie o espaço – Primeiro que tudo tem de criar a atmosfera de um SPA. Baixe as persianas, desligue-se do resto do mundo, esqueça o trabalho e os afazeres da casa. Ponha uma música suave e uma vela de cheiro a queimar e prepare-se para entrar numa outra dimensão.
Banho relaxante – Encha meia banheira com água quente ou morna, conforme conseguir aguentar. De seguida faça uma infusão de folhas de camomila nessa água, junte um pouco de sal e um pouco do seu gel de banho preferido ou um gel de banho próprio para a ocasião. Se desejar pode ainda colocar pétalas de rosa, que prolongam o efeito relaxante. Deite-se durante uns 20 ou 30 minutos e relaxe. Agora deve estar a perguntar-se como é que faz isso se em vez de banheira tem polibã. Nesse caso tome um duche rápido e de seguida encha um alguidar com água quente na temperatura que aguentar, junte sal, a infusão de camomila, o gel de banho e mergulhe os pés até a água ficar quase fria.
Auto massagem – Saia do banho e tire o excesso de água com uma toalha bem macia. De seguida faça uma auto-massagem para aliviar a tensão que ainda sobra e que não desapareceu no banho. Comece por massajar a cabeça muito devagar. Depois passe para a nuca, depois pescoço, depois os ombros. Do Pescoço para baixo use um óleo de massagem ou um creme corporal. Não se esqueça que as zonas mais afectadas pelo stress são: o pescoço e os ombros. Depois massaje barriga, braços, pernas, e finalmente os pés. Dê especial atenção aos seus pés. Pois são eles que a sustentam por dias inteiros com sapatos pouco cómodos. São a nossa base de sustentação, por isso cuide deles. Só falta massajar as costas. Caso esteja sozinha, esqueça. E passe para a etapa seguinte. Caso contrário aproveite a ajuda da sua cara-metade e deixe-se levar.
Meditação – Finda a massagem, Sente-se numa almofada com as pernas cruzadas. Deixe-se levar pela música suave ou oiça apenas o silêncio sem se preocupar com mais nada. Respire fundo e expire calmamente. Faça isso durante 10 ou 15 minutos.
Descanse - Tenha um lugar confortável em casa. Escolha um sofá bem fofo ou uma cama com um bom colchão. Junte umas almofadas, uma manta macia e tenha um sono revitalizante.
Gostou da ideia? Então aproveite a dica hoje mesmo. A sua saúde agradece.
Só não se esqueça de comentar. J

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