Traduza para o seu idioma

sábado, 25 de abril de 2020

Sobre a Liberdade

Eu nasci livre, num tempo mais democrático. Não conheci a censura da literatura, nem o medo que se fazia sentir quando não se podia opinar sobre coisa nenhuma sob pena de prisão ou de maus tratos. Mas, ainda assim, esta data não me é indiferente. Até porque ainda existem muitas arestas a limar na nossa Democracia.

Existem infinitos tipos de liberdade. Liberdade de expressão, liberdade de opinião, liberdade de imprensa, liberdade de um povo oprimido, liberdade num País livre, liberdade de sonhar, de acreditar, de idealizar e de concretizar, liberdade motivada pelo amor, ou pelo ódio, liberdade para fazer o bem, ou o mal, liberdade de escolha, liberdade de escolher o que quero comer, ver, estudar, onde trabalhar, liberdade limitada às regras existentes, algumas até importantes de respeitar como o Código da Estrada, liberdade de abraçar quem gostamos, liberdade de ir embora quando a situação não nos faz bem. Liberdade de abraçar o nosso pai, a nossa mãe... São tantas as possíveis liberdades!

E em tempos de covid, é importante reflectir no verdadeiro significado desta palavra: Liberdade. Agora que não temos liberdade para sair de casa, mesmo sabendo que é para nosso bem e para o bem de todos, temos o direito de nos sentirmos constrangidos ou pelo contrário temos a liberdade de aceitar que assim tem de ser para nos podemos abraçar outra vez em plena liberdade? Eis a questão.

Sem comentários: