Traduza para o seu idioma

segunda-feira, 13 de abril de 2020

A centopeia

Vi um animalejo às três da manhã.
Estava na parede da minha cozinha.
Assustei-me, mas não não me movi.
E fechei os olhos a ver se desaparecia.

Abri-os de novo e lá estava ela.
Uma lacraia de cem pernas.
Tentei ignorá-la mas não consegui.
Sem saber qual o perigo representado
ali mesmo permaneci.

Ela moveu-se de repente
e olhou-me de frente.
Decerto que a acordei.
A luz deve tê-la encadeado.

Num piscar de olhos desceu a parede,
aos trambolhões alcançou o chão
e foi esconder-se atrás de um garrafão
de água acondicionado.

Foi a minha vez de fugir.
Também eu a sete pés
corri e da cozinha desapareci
fechando a porta atrás de mim.

De volta à cama não pude deixar de pensar
no que aquela espécie de lagarta estaria a tramar.
Estranhamente consegui adormecer
e felizmente de manhã não a tornei a ver.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Sem comentários: