Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Porque muitos não gostam de poesia! - Reflexão.

Eu sei porque motivo a maior parte das pessoas não gosta de poesia. Muitos não gostam de poesia porque simplesmente não compreendem o conteúdo do poema. Conheço pessoas que, depois de analisarem vários poemas, começaram a gostar de os ler porque passaram a compreende-los. 

O ser humano tem a tendência para as descobertas. Todos gostamos de aprender coisas novas. Mas se por algum motivo as achamos difíceis, desistimos de as aprender. Infelizmente é o que se passa com a poesia.

A literatura, no geral, tem mudado muito ao longo dos anos. Fizeram-se acordos e estendeu-se a língua Portuguesa a vários Continentes no mundo. Apesar de não concordar a cem por cento com o último acordo ortográfico, tenho de reconhecer que este tem ajudado a unir os povos num entendimento de linguagem. 

Por que isso é importante para a poesia? A poesia está cada vez mais simples. Pelo menos é a minha percepção. Quando lemos poemas de Camões, Bocage ou Pessoa, temos decerto mais dificuldade em interpretar. Por vezes só conseguimos captar a mensagem através de um bom dicionário de Língua Portuguesa. Hoje em dia, com o aparecimento de novos poetas, isso já não acontece tanto, porque temos muitos poetas que escrevem de forma simples.

Felizmente que existem vários géneros dentro da própria poesia. Temos uma variedade de temas que podemos apreciar, relacionados com o dia-a-dia da nossa Era. Na realidade, é muito simples, basta escolher aqueles poetas com quem nos identificamos. Desta forma torna-se mais fácil começar a gostar de poesia.

2 comentários:

My Fashion Choices disse...

Eu vendo Oriflame, e penso que na Oriflame ainda não existe assim um.

http://myfashionchoices1.blogspot.pt/

Jovita Capitão disse...

Olá Filipa, bem-vinda ao meu blogue. Aqui fala-se de poesia e literatura, mas também sobre outras coisas interessantes. Espero que tenhas gostado. Quanto ao seguimento da conversa do óleo para cabelo, posso dizer-te que se precisares de alguma coisa da Avon, estou disponível porque vendo esses produtos. Da Oriflame também gosto, mas não vendo. Tenho um perfume excelente que me ofereceram há uns anos. :) Beijinho.