Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Dicas para uma boa noite (sem sono)

Foto retirada do facebook
Queridos leitores, já falei deste assunto dezenas de vezes aqui no blogue mas nunca é demais voltar a pensar naquilo que podemos fazer quando estamos com insónias ou quando não nos apetece dormir. 

Como sabem passo a maioria das noites acordada. Por isso tenho alguns truques para passar uma noite tranquila sem que isso afecte o meu humor no dia seguinte. Apesar da falta de sono não ser vista de forma saudável é importante termos de quando em vez boas noites (sem sono). Calma!...Eu já vos vou explicar porquê!

Faça algo de que goste (esta é a parte boa):

Leia um livro. Quando lê-mos activamos a criatividade e isso ajuda-nos a segregar Seretonina, a substância responsável pelo nosso bem-estar emocional. A leitura leva-nos para mundos completamente diferentes dos nossos e faz-nos ser mais condescendentes com os outros. Por vezes, é também uma descoberta subtil dos nossos mais íntimos desejos.

Escreva num diário. Se tiver um diário, escreva o que lhe vai na alma. Deite cá para fora tudo o que lhe aborrece ou que lhe dá felicidade. O diário, por ser pessoal, tem o dom de despertar em nós o desejo de escrever de uma forma mais autêntica porque não estamos à espera de sermos julgados por aquilo que pensamos. É uma óptima terapia.

Actualize o seu blogue ou as redes-sociais: Se tem um blogue e não consegue dormir por alguma razão, porque não aproveita essas horas de silêncio para se concentrar? Acredite que as ideias fluem muito melhor de noite do que, com a confusão que se sente, durante o dia. Se preferir vá até ao Facebook e descontraia.

Faça artesanato, pinte um quadro ou cozinhe. Quando fazemos coisas criativas relacionadas com artes manuais sentimos-nos mais confiantes e menos ansiosos. Eu falo por mim, que sou uma apaixonada pelas artes.

Ouça música: Ligue o rádio por exemplo e mexa-se ao som da música. Vai fazer-lhe bem. Se pretender uma música mais calma, relaxe. Pegue num livro e leia-o ao som da música. Só não vale acordar os vizinhos. Atenção que, se não vive sozinho, esta pode ser uma péssima ideia. 

Vá para a rua tirar fotos: Esta é daquelas coisas que me dá imenso prazer. Por vezes vou ao quintal à descoberta dos seres mais estranhos que existem durante a noite. Gosto de os fotografar, mesmo que as fotos não saiam assim tão bem. Também gosto de fotografar a lua. Principalmente quando está na fase de lua-cheia. É tão linda!!!

Faça uma caminhada nocturna: Esta é outra ideia brilhante que aconselho vivamente, apesar de fazê-las sempre sozinha. Tenho a certeza que, ao fazer este tipo de caminhada com alguém da sua confiança, será uma das coisas mais agradáveis de se fazer à noite. Se tiver um animal de estimação leve-o consigo, tenho a certeza que o bicho ficará radiante por sair umas horas do seu sítio habitual.

Acorde a sua cara-metade: Outra coisa bem agradável que pode (e deve) fazer à noite é acordar a sua cara-metade. Não preciso de justificar, pois não?!

Faça algo que precisa ser feito no dia seguinte (esta é a parte chata):

Escrever um relatório: Se precisa de escrever um relatório mas ainda não teve tempo nem disposição para isso, aproveite a falta de sono e vá escrever. Mais uma vez reforço que a noite ajuda-nos a manter a concentração naquilo que estamos a fazer.

Tarefas domésticas: Tem a cozinha para limpar? Tem um armário para arrumar? Tem o almoço para preparar? Tem a lista de compras para fazer? Então aproveite essas insónias e faça o que tem de ser feito. 

E que tal, gostou das dicas? Como costuma passar as noites quando não tem sono? Conte-me tudo!

Sem comentários: