Traduza para o seu idioma

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dicas para reencontrar a inspiração

Queridos leitores e amigos da Rainha, como todos sabem a escrita é a minha vida, mas tal como qualquer escritor que se preze também eu tenho os meus momentos de falta de inspiração. Não é frequente mas é normal, visto que existe tanta coisa a desviar a minha atenção. Assim, lembrei-me de escrever sobre este tema. Desta forma, espero ajudar todos aqueles que também escrevem através da minha experiência pessoal.

  • Sair à Rua: Por vezes saio à Rua para ver outras coisas, ouvir conversas de café, conversar com alguém sobre um tema de interesse actual, ou simplesmente para escrever no meu caderno sobre aquilo que vejo.
  • Conversar com alguém: Quando converso com alguém, muitos temas são desenterrados, os quais podem ser uma mais valia para a escrita.
  • Pesquisar na internet: Por vezes, uma pesquisa aprofundada na internet faz com que mil ideias venham à memória. Além de que me ajuda a perceber a quantidade de vezes que um determinado assunto já foi abordado.
  • Redes Sociais: As Redes Sociais são fontes valiosas de informação. Sejam elas de fonte segura ou não, uma coisa é certa, ideias não faltam. 
  • Ouvir Música: Por vezes, a única coisa que me ajuda a ter inspiração é ligar o rádio e ouvir música. A música reflete sempre o meu estado de espírito, por isso é indispensável para escrever.
  • Ler revistas, jornais e afins: Quando não existe outra fonte de informação, recorro a jornais e revistas. Primeiro, para procurar notícias actuais sobre as quais possa escrever. Segundo, para procurar ideias sobre outros temas que não estejam  a ser desenvolvidos, porém sejam igualmente importantes.
  • Ler um bom livro: E que tal, ler um bom livro quando o tempo o permite? Vale a pena soltar a imaginação através das palavras que outra pessoa escreveu. Muitas vezes acontece que, depois de ler um livro, desato a escrever sem noção das horas.
  • Sair da rotina: A vida é feita de rotinas que se tornam aborrecidas, assim a inspiração é sufocada e não aparece. É bom planear uma coisa diferente. Uma viagem, um passeio, falar com alguém que não se vê há muito tempo, visitar um museu ou algo semelhante são coisas que procuro fazer sempre que caio na rotina.
  • Cozinhar: Quando não há volta a dar o estômago alerta. E lá vou eu para a cozinha preparar algo que me desperte os sentidos.
  • Comer algo doce: E para finalizar, se não puder faze-lo em casa, saio à rua só para comer algo doce. Nada melhor do que comer chocolate. Visto que é um bom estimulante do cérebro ajuda-me sempre a ter ideias doces.

Estas são apenas algumas das coisas que eu faço para reencontrar a inspiração perdida. E vocês? O que vos inspira?

Sem comentários: