Traduza para o seu idioma

terça-feira, 7 de maio de 2013

As Rimas - Indispensáveis nos meus Poemas.

Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje quero falar sobre rimas. Gostam de rimas? Então vamos a isto.

Na altura em que comecei a fazer poesia tive de recorrer à rima para me ajudar. Mesmo que às vezes escrevesse coisas que não tinham nexo, achava que as palavras tinham todas de rimar. Por isso a minha poesia é essencialmente repleta de rimas. Não me lembro de todos os versos que fazia desde o começo, porque muitos desapareceram quando mudei de casa. Assim, não tenho nada para vos mostrar tirando o facto de que alguns dos que sobraram estão pendentes na Chiado Editora desde Setembro do ano passado, porque não os pude publicar por falta de dinheiro.

Problemas à parte, vou explicar um processo simples que me ajudou bastante. Em primeiro lugar, escolho as vogais. A, E, I, O, U. Nada melhor do que começar a rimar com estas letrinhas. Começo então por escolher o A. 

Exemplo:
Ana rima com banana, que rima com  pijama, que rima com cama, que rima com ama, que rima com chama,  que rima com mana, que rima com inflama, que rima com emana, que rima com Joana,...

Repararam na terminação de cada palavra? Ana e ama. Palavras diferentes mas de som muito parecido.

Agora vamos pegar nestas palavrinhas sem sentido e vamos fazer uma quadra.

A Ana descascou uma banana
cuja casca é o seu pijama.
É a fruta que ela mais ama,
por isso não partilha com a Joana.

E que tal? Gostaram da quadra? Da Rima faço a Quadra. E de uma simples quadra eu faço um poema. :) 

Mas como sou vossa amiga vou pedir a quem quiser que o complete. Mas, com Rima se faz favor. 

Quem aceita o desafio?

2 comentários:

Anónimo disse...

A Joana invejou a Ana
Por ela não partilhar a sua banana
E como ela é sacana
Esfregou-lhe a banana no pijama.

Pronto é isto :P

Jovita Capitão disse...

Eheheheh! Boa quadra Ana. Gostei! Fizeste-me rir. :)