Traduza para o seu idioma

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Para que servem as "aspas" ?

Queridos leitores e amigos da Rainha, já percebi que existe muita dificuldade em perceber o que são aspas. Então, vamos lá desmistificar esta ideia!

Quando estamos perante um texto que é nosso, não faz sentido coloca-las. No entanto, quando queremos postar um texto no qual o autor seja outro, temos de usa-las obrigatoriamente, para não confundir as pessoas que lêem. 

Mas apesar de existir muita gente que sabe escrever, infelizmente muitos há que não sabem ler. Sim, é verdade! A aliteracia existe e tem de se combatida através dos alertas de quem entende do assunto. 

Na escola, aprendemos a assimilar a matéria e a despejá-la literalmente num teste. E para quê? Para continuarmos na mesma, sem conhecimento de causa. Por isso, não é incomum que a maioria das pessoas não saiba o que são aspas, nem para que servem. Elas não têm culpa de não saberem, o sistema de ensino é que não é dos melhores.

Agora, espero que com este post seja reposta a verdade sobre as aspas e que da próxima vez que escrevermos qualquer coisa que não seja nosso nos lembremos delas. Quanto aos leitores, não interpretem como minhas as palavras nas quais tenha colocado aspas. Se têm aspas, as palavras são de outra pessoa. Se as postei ou referi ( "com aspas") foi apenas porque gostei. 

Sem comentários: