Traduza para o seu idioma

sábado, 27 de março de 2021

Saudades escondidas

Há saudades escondidas
num cantinho do meu coração.
Lágrimas que despontam
num mar de emoção.

Há vontades escondidas
num cantinho da minha alma.
Pudesse eu concretiza-las
e ficaria mais calma.

Há em mim angústias
que o tempo não apaga.
Coisas que me torturam
e que meu coração esmaga.

Mas em mim também há esperança.
Uma vontade de mudança
que me faz acreditar na vida
como uma eterna criança.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Pensamentos reflexivos sobre ideias

As ideias mais interessantes aparecem sem estarmos à espera. Simplesmente avançam na esfera do pensamento e deslizam para o papel sem delongas. Acontece que após os primeiros segundos essas ideias desvanecem-se e dão lugar a um sentimento estranho. A vontade de fazer algo totalmente novo dissipasse e dá lugar ao medo de agir, à repressão existencial do próprio indivíduo. Por que será que isto acontece? Os neurocientistas podem explicar melhor do que eu, mas penso que é a forma que o cérebro encontra de nos proteger contra algo que não é habitual e, portanto, que se desconhece o desfecho. Por isso é que muitas pessoas têm dificuldade em colocar em prática as suas ideias, projectos ou sonhos. 

Eu costumo ter muitas ideias, mas só as coloco realmente em prática quando acredito na sua viabilidade. Muitas há que não têm pés nem cabeça e, portanto, coloco-as de parte. Muitas são as ideias engavetadas. E não falo só das minhas. Acredito que no mundo inteiro existem pessoas que, por inúmeros motivos, não colocam os seus sonhos em prática. É muito triste uma pessoa chegar ao fim da vida com pena de não ter realizado aquilo que gostava. Felizmente, já coloquei em prática muitas coisas que queria fazer. Este blogue, é apenas um exemplo. Se eu não tivesse tido a ideia há 10 anos atrás, não estaríamos a conversar aqui, neste preciso momento. E vocês? Há algum sonho, ou ideia, que gostassem de colocar em prática, mas que ainda não o fizeram? De que estão à espera? 

A missão das Andorinhas

As andorinhas voltaram
a construir os seus ninhos
para colocar os ovinhos
daqueles que geraram.

Reconstruiram pachorrentos
com todos os raminhos
para os seus passarinhos
não ficarem rabugentos.

Voaram longas distâncias
em busca da sobrevivência.
Mas para isso não há ciência.
O que importa são as crianças.

É por isso que elas voam
passando por tantas tropelias.
Proteger as suas crias
é a sua única missão.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

quinta-feira, 25 de março de 2021

Não sigo o script da sociedade

As pessoas esperam demasiado de mim. Querem que eu me adapte às suas crenças e valores. Mas esquecem que eu também existo e tenho as minhas próprias crenças e valores. Como se costuma dizer, cada qual puxa a brasa à sua sardinha. Eu, naturalmente, tenho as minhas ambições e estas, foram mudando com o passar do tempo. Já não me entusiasmo com qualquer elogio. Primeiro, analiso a fonte e só depois aceito o elogio como genuíno. Já não sou nenhuma criança, vou fazer 36 anos em Setembro. Tenho outras vontades no pensamento. Já conquistei uma série de coisas que o dinheiro não pode comprar, segui o script da sociedade (até determinado ponto) e tento permanecer fiel a mim mesma apesar do caos existente à minha volta. O caos existente é muitas vezes mental devido às inúmeras solicitações nas redes sociais. Silencio muitas vezes essas vozes para tomar decisões ou simplesmente para ter paz. Dizem que a solidão mata. Pois mata. Mas tentar agradar a todos, não é para mim. 

Bolo de maçã e canela - Receita

 



Após vários pedidos, eis a receita do meu bolo de maçã e canela.

Ingredientes:

4 ovos
2 maçãs
1 chávena de açúcar
1 chávena de farinha
1 pitada de canela

Calda:

2 maçãs
Açúcar q.b.
água q.b.
1 pau de canela

Preparação:

Descascam-se as maçãs e cortam-se em cubos. Num recipiente, batem-se os ovos com o açúcar. Juntam-se as maçãs, a farinha e a canela. Unta-se uma tarteira com manteiga, coloca-se o preparado e vai ao forno por 25 minutos a 180 graus. Enquanto o bolo coze, faz-se a calda.

Junta-se num tacho 2 maçãs previamente descascadas e cordadas em cubos, a casca das 4 maçãs, o açúcar, a água e o pau de canela, tendo o cuidado de mexer sempre até ferver. Assim, que ferver retira-se do lume, deixa-se arrefecer e rega-se o bolo acabadinho de sair do forno. 

Espero que tenham gostado da receita e que experimentem fazer em vossas casas. :)

quarta-feira, 24 de março de 2021

Bolo de maçã e canela


 

Queridos leitores e amigos, hoje decidi fazer um bolo de maçã e canela. Nem imaginam o cheirinho que ficou na minha cozinha! Às vezes, faz-nos falta algo que nos aqueça o coração. E este bolo, cumpriu esse objectivo na perfeição. 

terça-feira, 23 de março de 2021

Os mosquitos

O teu brilho atrai os mosquitos.
Vêm sedentos de sangue.
Soa o alarme para os ditos
só de ouvir alguém que te chame.

Bzzz, Bzzz, Bzzzz, Bzzzz
Lá vêm eles de longe.
Mas assim que a luz se apaga
cada um destes foge.

Aprende a brilhar só para ti.
Ou terás de andar de chinelo na mão.
Só depende realmente de ti
ser incomodada ou não.

Quanto aos mosquitos
que vão zumbir para outro lado.
Mais vale um mosquito no chão
do que um enxame a teu lado.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

segunda-feira, 22 de março de 2021

De coração e em verdade

Na inglória tempestade
conheces quem gosta de ti
de coração e em verdade.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

domingo, 21 de março de 2021

Pesadelo ou realidade?!

Estava a correr para apanhar o comboio. Foi por um triz que me enfiei lá dentro, visto que o seu som estridente já anunciava o fecho de portas para seguir viagem. A viagem foi atribulada. Solavanco para cá, solavanco para lá, não conseguia segurar-me. Por sorte, consegui encostar-me a uma janela. Lá fora estava a chover e o vento rodopiava levantando no ar folhas secas e estranhamente, também pessoas. Tentei fechar a janela, sem sucesso. De repente, o chão começou a tremer e fiquei petrificada. Demorei a perceber que se tratava de um sismo. Fechei os olhos à espera que fosse um pesadelo e quando os abri estava na minha cama, coberta de suores frios, em plena escuridão. Mais descansada, virei-me para o outro lado e adormeci de novo. No entanto, aconteceu mesmo um sismo. Passavam trinta e cinco minutos da uma da manhã quando a terra tremeu, a 8km de Leiria. Foi um pequeno sismo de grau 3 na escala de Richter. A nossa mente é fantástica! Como é que é possível ter sonhado com algo que estava mesmo a acontecer?