Traduza para o seu idioma

sábado, 19 de julho de 2025

Ideias

Faltam apenas 9 meses para o aniversário da Rainha e já ando à procura de ideias para celebrar a data. Estou aberta a todas as possibilidades que façam sentido. Quinze anos não são quinze dias, temos uma adolescente nesta casa e já sabemos como são os adolescentes...! Ajudam-me nesta escolha? 😏

quinta-feira, 17 de julho de 2025

Maturidade

A Rainha só tem 14 anos, mas a dona da Rainha já tem idade de não partilhar mais a idade. :) A maturidade chega, mesmo antes dos 40, mas a verdade é que o tempo não pára. Quando olhas para o espelho, consegues ver a verdadeira idade por trás do rosto ou apenas é refletida a idade mental? Já fiz essa pergunta muitas vezes e só agora vejo a mudança real no meu rosto após dois anos de maternidade. É aí que uma pessoa acorda e pensa em todas as vezes que se esqueceu de tirar a maquilhagem e foi dormir mesmo assim, todas as vezes que deixou a comida para depois por falta de tempo, todos os banhos que por necessidade ficaram para depois por causa das prioridades, sendo que se não formos a nossa maior prioridade não conseguimos cuidar tão bem dos outros... é um paradoxo, mas acontece a muito boa gente, principalmente a quem é mãe. E está tudo bem. Vamos sempre a tempo de recomeçar. Vamos lá cuidar de nós, independentemente da idade, já que esta é apenas um número. ;)

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Verdade

É verdade, os anos passam por nós sem darmos conta. E quando olhamos para trás percebemos que os sonhos que tínhamos vão-se modificando conforme as nossas vivências. Mas aquilo que somos na essência, a nossa marca pessoal, não muda assim tanto. Há coisas tão nossas, tão enraizadas dentro de nós, que jamais se negociam. Falo dos nossos princípios e valores. Por mais coisas diferentes que eu faça, principalmente a nível profissional, há coisas tão minhas que não mudam. Penso que convosco também funciona assim. Verdade?

terça-feira, 15 de julho de 2025

A Rainha

Há quem diga que a Rainha nasceu para criar um mundo paralelo onde só eu consigo entrar. Que a poesia faz parte deste reinado e que indefinidamente este ficará fadado aos pensamentos incomuns que tenho durante as insónias que se mostram criativas. Não deixa de ser verdade de certa forma, mas não é a verdade absoluta. De facto, a Rainha nasceu para partilhar a minha poesia convosco, mas não só. A Rainha sempre desejou algo mais. Ela sempre quis fortalecer os laços entre a poesia, os sonhos e os leitores. A ideia é que quem a lê consiga refletir sobre a própria vida e modificá-la se necessário. Os sonhos comandam o coração e aqui as coisas não poderiam ser diferentes. Façam deste canto, o vosso canto. Que a poesia seja apenas o mote para começarem a sonhar e mais ainda, a realizar o que desejam. Se a motivação com que o fazem tiver como base o amor, a honestidade e a alegria então estão no lugar certo. A Rainha continuará por cá enquanto fizer sentido. E se um dia este sonho ficar suspenso, que sonhem os leitores. Que a poesia continue a Reinar independentemente da primeira pessoa que lhe deu importância, até porque a poesia nasce dentro de cada um de nós. Só temos de a acarinhar e a tratar com delicadeza. 

Parar

É preciso saber parar.
Ouvir mais, do que falar.
Antes de mais, abandonar
o que te prende e voar.
Mas antes do voo acontecer,
é preciso perceber.
que abrandar faz-te crescer
antes de melhor poderes ser.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.