Traduza para o seu idioma

sábado, 6 de fevereiro de 2021

A meio gás

A meio gás
ando eu
e outros mais
sem saber bem
como tudo isto
aconteceu.

A meio gás
anda o mundo.
Deu-se um lockdown
doloroso e profundo.
E mudou-se
toda a forma
de pensar.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Uma sobremesa saudável

 



Queridos leitores e amigos da Rainha, para esta sobremesa vão precisar de 1 Maçã vermelha, canela em pó, um iogurte natural e mel. Colocam num prato todos os ingredientes por esta ordem e está pronta. Simples, não é? Uma sobremesa rápida, deliciosa e muito saudável. 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Tarte simples de Maçã



Era uma vez uma "formiguinha" que era muito gulosa. 
Certo dia, lembrou-se de fazer uma Tarte de Maçã muito simples e saborosa. 
Pegou nos vários ingredientes que tinha mais à mão
e meteu mãos à obra começando com a raspa de um limão.

Ao limão, juntou o açúcar, ao açúcar juntou a manteiga, à manteiga juntou dois ovos, aos ovos juntou a farinha. Ainda lhe deitou uma pitada de sal e outra pitada de canela. Mexeu tudo muito bem, pôs a massa numa tarteira, a tarteira no forno e ficou a olhar para ela.

Enquanto a tarte cozia, descascou uma maçã e cortou-a em tiras. 
Quinze minutos depois, retirou o bolo do forno, colocou as maçãs e voltou a levar ao forno a tarte com as lindas maçãs.

Mais 15 minutos passados, a tarte ficou no ponto. 
Só faltava deixa-la arrefecer
para depois a poder comer.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Fevereiro

2020 já não é presente, é passado. Mas, na minha opinião, a sua energia continua presente em nossas vidas. Janeiro, foi um mês difícil. Quando pensava colocar em prática algumas das minhas resoluções de ano novo, eis que um novo confinamento me abrigou a parar. Além disso, notícias menos boas fizeram-me perder aquele restinho de esperança que ainda tinha no futuro. A desilusão foi tanta, que o desânimo apoderou-se de mim nos últimos dias. Pessoas que gosto estão doentes e não posso fazer nada para mudar isso. E, até eu, sinto que a minha imunidade baixou. Claro que vocês podem estar a pensar que tenho de levantar a cabeça e seguir em frente. Mas como faço isso se sinto o mundo inteiro a desmoronar à minha volta? A verdade é que ninguém é de ferro. Não temos de estar sempre bem, felizes e entusiasmados com a vida. Somos pessoas, seres humanos de carne, osso e algumas lágrimas.
À parte de todos os desgostos que a vida me possa trazer, é preciso também agradecer todas as coisas boas que temos. É preciso agradecer àquelas pessoas que estão connosco apesar das dificuldades. É preciso virar a página do mês de Janeiro e procurar soluções, mesmo que elas não sejam visíveis. Porque não podemos perder toda a esperança. E mesmo que a percamos por momentos, vale a pena ir à procura dela. Quem sabe se a solução está mais perto do que realmente pensamos!