Traduza para o seu idioma

sábado, 15 de dezembro de 2018

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Economizar? A escolha é tua!

Queridos leitores e amigos da Rainha, vou contar-vos duas histórias. Ambas de contexto semelhante, mas diferentes na atitude de cada personagem. A minha intenção é que reflictam em cada uma delas de modo a perceber qual das personagens são na realidade. 

História A.

Era uma vez uma menina que queria muito juntar dinheiro para o seu sonho. Arranjou um mealheiro e ao longo do ano foi colocando pequenas moedas. No entanto, à medida que o mealheiro ia ficando mais pesado, ela ia pensando em todas as guloseimas que podia comprar se o abrisse. Todos os dias olhava para o mealheiro com esse pensamento. Mas logo depois se lembrava que se o fizesse não teria dinheiro suficiente para realizar o seu sonho. Assim, ela alimentava o sonho, em vez de alimentar os seus desejos mais imediatos. No final do ano, finalmente pôde partir o mealheiro e com surpresa verificou que, não só tinha dinheiro suficiente para se inscrever na escola de Ballet, como também tinha dinheiro para fazer uma festa e comemorar essa data especial com os seus amigos e familiares. 



História B.

Era uma vez uma menina que queria muito juntar dinheiro para o seu sonho. Arranjou um mealheiro e ao longo do ano foi colocando pequenas moedas. No entanto, à medida que o mealheiro ia ficando mais pesado, ela ia pensando em todas as guloseimas que podia comprar se o abrisse. Todos os dias olhava para o mealheiro com esse pensamento. E embora soubesse que não podia, ia alimentando a vontade de satisfazer os seus desejos imediatos. Um dia, não aguentou mais e partiu o mealheiro. Eram tantas as moedas que tinha juntado que pensou que não fazia mal se utilizasse uma parte para os doces e o restante guardaria outra vez. Assim pensou, assim o fez. Mas a gula tomou conta dela e todos os dias retirava mais uma moeda. Quando chegou ao final do ano, é que se deu conta da burrice que cometera. Com tanto doce, ficou doente. Estava com tantas dores de barriga que não podia sair de casa, nem sequer para brincar. Além disso tinha perdido a sua oportunidade de realizar o seu maior sonho: entrar na escola de Ballet. 

Com qual das histórias te identificas?

Agora deves estar a pensar o motivo de estar a escrever isto, e tens toda a razão. Visto que nos encontramos no limiar de um ano que está prestes a nascer, o que estás disposto a fazer em relação aos tens sonhos? Vais juntar dinheiro, com trabalho, empenho e energia e fazer uma poupança significativa para que os teus sonhos se realizem  ou vais continuar a fazer gastos desnecessários que vão certamente comprometer aquilo que tanto queres? A escolha é tua! 

Existem várias formas de poupar dinheiro durante o próximo ano. 

Uma delas é visitar o site https://www.cupomvalido.com.br 

Este site oferece centenas de descontos nas mais diversas marcas. 

Já que existem coisas que tens mesmo de comprar, porque não aproveitas os descontos para economizar algum dinheiro?

Claro que também podes (e deves) ter um mealheiro. Já sabes que de grão em grão, podes concretizar todos os teus sonhos. 

Desapega-te, aceita e sê feliz!

Quantas vezes adiamos as mudanças que precisamos de fazer, porque simplesmente não somos capazes de avançar!... Mas ficar preso ao passado não é a melhor solução. Desapega-te de tudo aquilo que deixou de fazer sentido há demasiado tempo. Desapega-te dos sapatos que te magoam, da roupa que já não te serve, das pessoas que não te acrescentam coisas boas. Desapega-te de ideologias que não te representam. Desapega-te de sonhos que se tornaram pesadelos. Desapega-te de costumes, rotinas e pensamentos negativos. Desapega-te dos velhos caminhos que te levam sempre aos mesmos lugares. Desapega-te de bens supérfluos que nunca utilizas. Desapega-te da vontade de ter sempre razão. Começa a aceitar que nem toda a gente tem a mesma opinião. Começa a aceitar que não és perfeito, aceitando porém que a vida é feita de mudanças e evolução. Desapega-te, aceita e sê feliz!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.