Traduza para o seu idioma

sábado, 25 de abril de 2020

Prisões

Algumas prisões
são criadas por nós.
Prisões mentais e outras que tais
que nos fazem sentir tão sós.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Sobre a Liberdade

Eu nasci livre, num tempo mais democrático. Não conheci a censura da literatura, nem o medo que se fazia sentir quando não se podia opinar sobre coisa nenhuma sob pena de prisão ou de maus tratos. Mas, ainda assim, esta data não me é indiferente. Até porque ainda existem muitas arestas a limar na nossa Democracia.

Existem infinitos tipos de liberdade. Liberdade de expressão, liberdade de opinião, liberdade de imprensa, liberdade de um povo oprimido, liberdade num País livre, liberdade de sonhar, de acreditar, de idealizar e de concretizar, liberdade motivada pelo amor, ou pelo ódio, liberdade para fazer o bem, ou o mal, liberdade de escolha, liberdade de escolher o que quero comer, ver, estudar, onde trabalhar, liberdade limitada às regras existentes, algumas até importantes de respeitar como o Código da Estrada, liberdade de abraçar quem gostamos, liberdade de ir embora quando a situação não nos faz bem. Liberdade de abraçar o nosso pai, a nossa mãe... São tantas as possíveis liberdades!

E em tempos de covid, é importante reflectir no verdadeiro significado desta palavra: Liberdade. Agora que não temos liberdade para sair de casa, mesmo sabendo que é para nosso bem e para o bem de todos, temos o direito de nos sentirmos constrangidos ou pelo contrário temos a liberdade de aceitar que assim tem de ser para nos podemos abraçar outra vez em plena liberdade? Eis a questão.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Somos gente

Somos ar
partícula de pó
sistema molecular
ossos, músculos e não só.

Somos gente
de carne e osso
e temos uma mente
que nos permite pensar.

Somos feixe de luz
somos gente
capaz de grandes feitos,
capaz de amar.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Dia Mundial do livro - É hoje!



Queridos leitores e amigos da Rainha, visto que hoje é dia mundial do livro e dos direitos de autor lembrei-me de vos mostrar uma pequena amostra da minha vasta biblioteca.

Conhecem algum destes livros?

quarta-feira, 22 de abril de 2020

Telescola

Os meninos voltaram à escola
sem sequer sair de casa.
Saltam da cama qual mola
e já ninguém se atrasa.

Da cama, saltam para o sofá.
A televisão é o professor
Aprendem sobre a letra A
e quiçá, algum se tornará
um extremoso Doutor.

Os meninos podem vir a ser
Doutores de letras e palavras
dando asas à sua imaginação.
Pois, a história da Mosca Fosca
é deveras uma inspiração.

Eu também tive o privilégio
de aprender desta maneira.
Lembro-me bem da Rua Sésamo
e da sua vasta brincadeira.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

terça-feira, 21 de abril de 2020

Ainda há tempo!

Sei que houve um tempo
em que podia ir ao parque
Podia sentar-me a observar
os pássaros a cantar.

Sei que houve um tempo
em que podia ir trabalhar
sem ter medo de nada.
Tinha asas para voar!

Sei que houve um tempo
em que podia viajar.
Pegava em mim
e ia ver o mar.

Sei que houve um tempo
em que podia ver e conversar
com amigos e familiares
sem ter de me distanciar.

Sei que ainda há tempo
para muita coisa fazer.
Pois o fim deste confinamento
um dia vai acontecer.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Panquecas



Ontem antes de dormir, fui fazer panquecas. Quando dá a gulodice esta é uma forma muito simples de a resolver. Aconchegam o estômago e a alma. Querem aprender como se faz? Então é assim:

Ingredientes:
Manteiga (para untar a frigideira)
Farinha q.b.
Leite q.b.
2 ovos
Raspas de laranja (opcional)
Canela (opcional)
Açúcar (opcional)

Misturam-se todos os ingredientes, excepto a manteiga, até a mistura ter uma consistência homogénea. Podem deixar mais líquida ou mais sólida dependendo do gosto pessoal. Eu gosto delas mais fininhas por isso costumo deixar a mistura mais líquida. 

Com uma frigideira pequena, bem quente, deita-se um pouco de manteiga e deixa-se derreter ( eu coloco uma colher de chá de manteiga por cada panqueca), com a ajuda de uma concha vou colocando a quantidade que quero e espalho o líquido pela frigideira. Deixo em lume médio ou mínimo para não deixar deixar queimar. Convém virar as panquecas com uma espátula quando um dos lados estiver cozinhado. É um processo relativamente rápido por isso tenham à mão um prato para as colocar quando estiverem finalizadas.

E depois é só deliciarem-se com umas panquecas quentinhas com doce de morango, chocolate derretido, canela e açúcar, queijo, fiambre, o que quiserem utilizar. :)

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Um dia em modo off

Hoje acordei muito bem-disposta. Levantei-me cedo, tomei o pequeno almoço e ainda fui a tempo de ver uma aula de Português na RTP Memória. Depois liguei o computador e escolhi a Rádio Comercial como companhia. Motivada, dediquei o resto do dia às tarefas domésticas. Fiquei completamente alheada do mundo lá fora. Não vi as notícias, logo não sei como está o mundo hoje. E faço questão de não saber. Nas próximas semanas quero concentrar-me no dia-a-dia, sem pensar em coisas tristes. Preciso de serenar para bem da minha saúde mental. Quando tiver de voltar à rua, sei que me vai custar mas se começar a pensar muito nisto é certo que vou sofrer por antecipação. Então, é melhor reduzir a minha ansiedade fazendo coisas, mantendo naturalmente o equilíbrio entre as tarefas que eu gosto e aquelas que têm mesmo de ser feitas.

domingo, 19 de abril de 2020

Domingo normal

O sol voltou a brilhar por aqui.
Ainda há nuvens mas já não chove.
Parece um domingo normal, sem gente.

Sem o som premente de amenas conversas
Sem o som de crianças diversas.
Apenas o silêncio se faz ouvir.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.