Traduza para o seu idioma

quarta-feira, 5 de junho de 2019

Cultura

Cultura, são as vivências de um povo.
Cultura, são as ancestralidades.
Cultura, são as experiências
e por vezes as vaidades.

Cultura, são as palavras eruditas.
Cultura, são também as palavras simples.
E a língua em que são ditas.

Cultura, são as cores de uma nação.
Cultura, são as flores, frutas e legumes
plantados com a própria mão.

Cultura, são os pratos cozinhados
Cultura, são os temperos preparados.
Cultura, são os costumes populares,
as festas, a doçaria, os fados.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

segunda-feira, 3 de junho de 2019

A poucos palmos do chão - de Miguel Almeida


Queridos leitores e amigos da Rainha, já terminei de ler o livro "A poucos palmos do chão" de Miguel Almeida e tal como vos prometi, vou falar-vos acerca do mesmo. 

Sim, eu sei que demorei um pouco a lê-lo, mas a falta de tempo e de disposição fez-me colocar outro ritmo na leitura, pouco comum a meu ver, mas que apesar disso não me fez desistir. E valeu a pena persistir na leitura porque esta remeteu-me para um lugar do meu imaginário por várias semanas na qual não me arrependo nem um segundo sequer.

Não sei exactamente se a história é ficcional ou não, mas enquanto a lia verifiquei tamanho humanismo nas personagens que fiquei na dúvida se aquelas pessoas existem ou existiram realmente. E mesmo que se trate apenas de ficcção, gosto de imaginar aquela aldeia e as suas gentes como se fossem reais.

E de certa forma, são. Quem é que não conhece um Sr. Alfredinho, dono de um estabelecimento qualquer, numa aldeia no interior do País? E quem é que não se recorda de ver gaiatos correrem rua abaixo a jogar à bola ou à apanhada como se via antigamente? E alguém faz ouvidos moucos ao "diz que disse" de uma aldeia, que vive dos boatos e atrás das novidades antes de existir televisão? Ninguém. Pelo menos, ninguém nascido antes dos anos 80. E os imigrantes franceses que voltavam à aldeia, para construírem as suas casas depois de anos de trabalho no estrangeiro? Parece-te familiar? A mim também. 

"A poucos palmos do chão" é em suma, a visão de uma criança sobre a aldeia em que vive e sobre as suas gentes. As suas dificuldades enquanto criança e o aprendizado advindo das diversas situações e peripécias. É fácil sentirmos alguma identificação com as personagens. De certa forma, era a vida de muitos Portugueses das aldeias do interior. Além disso, este livro também nos fala de assuntos sérios, tais como vida e morte, amizade e amor, alegrias e tristezas da vida, de tantas vidas cruzadas num único lugar.

Se ainda não conhece este livro, recomendo que o leia. Talvez o remeta para as suas próprias recordações de infância, tal como aconteceu comigo.

domingo, 2 de junho de 2019

Quando parte um amigo...


Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje recebi uma notícia desagradável. Soube que um amigo, partiu. O que se faz quando um amigo parte sem nos avisar? O que se faz quando um amigo parte quando sabemos que ainda é cedo? Nada. E por isso, apenas o silêncio prevaleceu nos momentos a seguir à triste notícia. 

António Castro era Escritor, como eu. Conheci-o em Lisboa numa apresentação de um dos seus livros. E pelas conversas que tivemos dentro e fora do facebook, mostrou-se sempre como uma pessoa exemplar. Amante das artes e letras, era uma referência para mim. Hoje partiu, para sempre...

Como ele diria, "Ao futuro!" Adeus meu amigo! Até sempre.