Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

As mudanças no pós-parto

Queridos leitores, antes de ser mãe não fazia ideia da quantidade de mudanças que iriam acontecer na minha vida. A gravidez já traz um pouco dessas mudanças, mas é no pós-parto que elas são mais evidentes. Sei que cada caso, é um caso. Mas no meu caso posso dizer que tem sido uma espécie de subida à montanha com as mãos cheias de manteiga. Subo de um lado, escorrego do outro. Não tem sido nada fácil gerir esta montanha de tarefas novas. 

Já passaram 9 duros meses, mas ainda assim os desafios são diários. Posso dizer que a coisa mais difícil é a privação do sono. Quando não dormimos bem não temos cabeça para nada e quantas vezes dou por mim num cansaço tão extremo que tenho de colocar o bebé a ver bonecos e ir descansar. Ou então, aproveito a sesta do pequeno para ir para o mundo dos sonhos. Nem sempre é possível porque em casa as tarefas crescem como cogumelos. Nessas alturas é preciso fechar os olhos e esquecer a loiça, a roupa ou qualquer outra tarefa domestica para que o foco seja apenas e só dormir um pouco para descansar a cabeça. Nem sempre consigo fazer isso, mas às vezes tenho de me obrigar a tal para conseguir aguentar o resto do dia. A privação do sono é apenas uma das minhas dificuldades. Na realidade, existem muitas mais.

O simples facto de me querer sentar para comer torna-se caótico quando o bebé está acordado. Ele quer atenção, ele quer colo, ele chora, grita e esperneia. Às vezes como ao som dessa sinfonia e engulo os alimentos sem os mastigar bem porque quero comer o mais rápido possível para sair desta situação. E isto acontece em casa, imaginem na rua. Eu tenho evitado sair por causa disto mesmo, além de que na rua nem todos os espaços são próprios para bebés. Os obstáculos que vejo até chegar ao local que quero desanimam-me completamente. Passeios altos, buracos no chão ou ter de fazer desvios para a estrada porque o passeio é pequeno demais ou tem um poste no meio do caminho. Depois chego ao local e tenho uma pequena escada com dois ou três degraus para subir com o carrinho do bebé.

Se fossem só essas as mudanças do pós-parto estava eu bem, mas existem mais. Existem as mudanças pessoais. Aquelas que ninguém nota. Aquelas que só a mãe consegue ver. A mudança de identidade, o não saber quem realmente se é agora. Aconteceu comigo. Aos poucos vou-me reinventando, mas não é fácil. 

E os desafios da amamentação? Isso fica para outra postagem que esta já está enorme e vocês têm mais que fazer do que estar aqui a ler as minhas lamentações. Mas claro, acredito que muitas mães já tenham passado pelo mesmo e talvez queiram partilhar aqui as suas próprias mudanças. Fiquem à vontade. Provavelmente temos muito em comum.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

A flor

Um forte vento abana a flor.
Espalha todas as suas pétalas.
Estas dividem-se instantaneamente.
Voam perdidas sem metas.

Na ilusão de as recuperar
a flor corre em mil direcções.
Mas nenhuma consegue alcançar.
Bastam-lhe, pois, as decepções.

Rainha das Insónias.

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Dezoito meses de ti


Hoje o meu pequenino faz 9 meses que está fora da minha barriga, mas há 18 meses que sou sua mãe. Este meu pequenino tem sido a minha motivação diária, mesmo quando as coisas correm menos bem. 

Chama-se Valentim e apesar de ter este nome não o escolhi por causa do cupido, mas a verdade é que o seu amor me atingiu de forma permanente. A ideia do nome do meu filho deriva da palavra "Valente". Quero que o meu menino seja valente face às adversidades da vida, já que esta não é um mar de rosas.

É provável que nos próximos tempos vejam aqui muitos assuntos relacionados com a maternidade e espero que de alguma forma consiga ajudar quem se encontra desse lado. 

Obrigada por continuarem a seguir a Rainha das Insónias.