mais um pouquinho de mim.
As saudades, já não as prendo.
Vão voando por aí.
Jovita Capitão, Rainha das Insónias.
Acabei de assistir ao programa "Primeira Pessoa" apresentado pela jornalista Fátima Campos Ferreira, na RTP1. Primeira Pessoa é um programa de entrevistas feitas a diversas personalidades da sociedade Portuguesa. O convidado de hoje foi o grande actor Português Ruy de Carvalho.
Através de uma simples conversa podemos conhecer o Homem por detrás da profissão. Podemos olha-lo nos olhos e entender o mundo através do seu pensamento crítico. Ruy de Carvalho é, sem dúvida, uma inspiração para mim, tanto pela sua simplicidade quanto pela sua sabedoria.
Gosto deste tipo de programas, onde a arte e a cultura são enaltecidas. Além disso, podemos reconhecer semelhanças entre nós e os entrevistados. São pessoas como nós, mas com muito para oferecer ao mundo através das suas experiências de vida.
Queridos leitores e amigos da Rainha, ontem tive oportunidade de ver um filme que retrata a história de vida do cantor e compositor Português António Joaquim Rodrigues Ribeiro, mais conhecido como António Variações. Pessoalmente, gostei do filme porque reforça a importância de se lutar por um sonho.
António era Barbeiro de profissão, mas amava a música. Desejava que as suas canções chegassem mais longe que ele. O que, de facto, conseguiu. Ainda hoje, Variações é recordado pelo seu estilo musical único. Decorria o ano 1983 quando gravou o seu primeiro álbum através dos Estúdios Valentim de Carvalho. Infelizmente faleceu cedo demais, em 1984.
Para mim, as suas letras fazem todo o sentido. Quem nunca disse " é para amanhã", adiando algo importante que era melhor realizar hoje? E "quando a cabeça não tem juízo", já sabemos o que acontece, "o corpo é que paga."
Era um artista incompreendido na época, mas um ícone da sociedade Portuguesa. A sua influência perdura até hoje. E muitos são os músicos que replicam as suas canções, para que não caiam no esquecimento, como é o caso da "Canção do Engate" ou de "Anjo da Guarda".
E se ele não tivesse lutado para concretizar o seu sonho? Conseguem perceber o talento que se perderia? Seria uma pena que tal acontecesse. Felizmente, aconteceu o contrário e muito podemos aprender com as suas letras e com a sua história.
O filme deu ontem à noite na RTP1, mas para quem não teve oportunidade de ver, também está disponível na RTP play. Recomendo!