Traduza para o seu idioma

sábado, 20 de março de 2021

Pássaro alegre

Céu azul
pássaro no ar
canto alegre
suave pousar.
De ar singelo
extremamente belo
e de cor vibrante
num voar constante
na sua viagem
desde a margem
direita do rio.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

sexta-feira, 19 de março de 2021

Mousse de morango



Queridos leitores e amigos, hoje lembrei-me de fazer uma mousse de morango. Confesso que nunca tinha feito, mas há sempre uma primeira vez para tudo. 

Esta mousse leva apenas 3 ingredientes: 500g de morangos, 400g de natas (bem frias) e cerca de 80g de açúcar.

O primeiro passo é lavar os morangos e cortá-los aos bocadinhos. 

Depois, num tacho coloca-se os morangos, 5 colheres de água fria, 50g de açúcar e leva-se ao lume em lume médio até formar um doce de morango. 

Assim, que o doce estiver pronto, retira-se do lume e deixa-se arrefecer. 

Quando estiver completamente frio, o que demora pelo menos 1 hora, batem-se as natas com 30g de açúcar. 

Quando o chantili estiver pronto é só incorporar o doce de morango de forma a ficar tudo homogéneo.

Assim feito, é hora de colocar nas taças e esperar pelo menos duas horas antes de se deliciar com esta sobremesa. 😋

quinta-feira, 18 de março de 2021

A terra tremeu

Dizem que hoje às 9:50h da manhã houve um sismo na zona de Lisboa. Eu não senti nada e ainda bem que não senti, senão ficaria em pânico. Mas os valores da escala preocupam-me: 3.4 na escala de Richter. Sempre que se fala em sismos ou terramotos imagino a aflição das pessoas que viveram em 1755 😱.

Quando as coisas já passaram e não fomos nós a sentir na pele a ameaça, há até um certo interesse e fascínio nas histórias que nos contam. No entanto, quem passa por situações inóspitas é que sabe realmente as dificuldades pelas quais passou. 

Os Cientistas defendem que a Terra prepara-se para mais um sismo de dimensões abismais. Conheço pessoas que guardam religiosamente latas de conserva, bolachas e água para o caso de isso vir a acontecer. A questão é: haverá tempo sequer de pensar no que fazer? Já assisti a algumas simulações e li sobre o assunto. Na escola ensinaram-me o que se deve ou não fazer em caso de sismo, mas acredito que fica sempre aquém da realidade. 

Quanto ao pequeno sismo de hoje, quem é que sentiu? 

terça-feira, 16 de março de 2021

Plantar

Plantar demora o seu tempo.
Os resultados nunca são imediatos.
É necessário positivo pensamento
e sementes de qualidade.

A terra certa também é importante.
E não te podes esquecer de regar.
Senão a colheita vai ser estanque
e não terás sequer vaidade.

Utiliza os teus conhecimentos
e coloca quem és naquilo que fazes.
O poeta já dizia que não podes ser menos
do que aquilo que acreditas de verdade.

Enquanto esperas, mantém a calma,
Os resultados nunca são imediatos.
Então, de espinha erecta e esperança na alma
colhe o que plantaste com assertividade. 

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

Massada de marisco



Queridos leitores, há quem pense que cozinhar é uma autêntica massada. Quando era mais nova, também eu pensava assim, mas há cerca de 3 anos passei a cozinhar todos os dias por necessidade e acabei por me interessar por esta área. 

Hoje fiz esta massada de marisco e posso garantir que é mais fácil de fazer do que realmente parece. Os ingredientes principais são: macarrão e marisco. Quanto ao marisco, usei um preparado de 400g, já descongelado. 

Comecei por fazer um refogado com azeite, cebola e alho picados, 1 cenoura cortada em pedaços pequenos, 2 tomates maduros cortados em cubos e aproveitei uns pimentos que estavam a estragar no frigorífico. Temperei com sal e pimenta e depois juntei o preparado de marisco, que deixei refogar mais um bocado juntamente com os legumes. Juntei um copo de vinho branco, deixei ferver mais uns minutos e juntei água ao tacho (a quantidade suficiente para um pacote de macarrão). Deixei ferver e coloquei a massa a cozer por 15 minutos. 

De quando em vez, fui mexendo a massa, provando-a e quando percebi que estava no ponto, retirei-a da placa do fogão. O ideal é não deixar evaporar a água toda, já que a massada assim sabe melhor. 

Espero que vos tenha inspirado. :)

Vais poder voltar à rua outra vez!

O dia amanheceu lindo. Lá fora os pássaros cantavam nas árvores. Fiquei a vê-los brincar enquanto bebericava uma chávena de café quente. «Um dia destes serei eu a voar.» - Pensei. E fiquei enternecida quando um passarinho voou na minha direcção. Sem medo, olhou para mim e confirmou o meu pensamento. - É primavera! - dizia ele em "passarez". - Vais poder voltar à rua outra vez!