Traduza para o seu idioma

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Breve passeio

O sol voltou,
deu o ar de sua graça
e só isto me motivou
para dar uma volta à praça.

Quem diz à praça
diz ao quarteirão.
O passeio foi breve
só para passear o cão.

Perdão! 
Passear a cadela.

Só disse cão 
para rimar com quarteirão.
Pois, na verdade,
fui passear a cadela
bem segura pela sua trela.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Sobre o confinamento


Queridos leitores e amigos da Rainha, como é que estão? Eu estou bem, na medida do possível. Uns dias mais triste, outros mais confiante. Dedico-me diariamente às tarefas domésticas e por isso a cozinha tem sido o local onde passo mais tempo. Preparo o almoço, o jantar, a sobremesa e por vezes a ceia antes de dormir. Os dias passam todos iguais, quase sem novidades e com aquela sensação de que estou parada no tempo. 

Este segundo confinamento veio mostrar ainda mais as fragilidades da nossa sociedade. Mas há sempre uma réstia de esperança, não é verdade? 

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

A esperança

A esperança ainda resiste
ao prolongar da pandemia.
E na minha mente existe
uma voz que me alivia.

Jovita Capitão, Rainha das Insónias.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Crepes de frango e couve coração





Queridos leitores e amigos, hoje deu-me para isto. Fiz uns crepes para o almoço que ficaram deliciosos. Para o recheio utilizei frango desfiado e couve coração cortada em juliana e salteada. 

Os crepes foram muito fáceis de fazer. Utilizei 2 ovos, uma pitada de sal, bebida de amêndoa e farinha. Misturei todos os ingredientes até ficar uma mistura homogénea. Depois, numa frigideira bem quente e untada com azeite fui colocando pequenas porções desta mistura até cozinhar de um lado e depois do outro. Assim que começam a borbulhar é hora de virar os crepes. É um processo muito simples mas que precisa de muita atenção para que os crepes não queimem. 

Depois de prontos, coloquei a mistura salteada de frango e couve em cima dos crepes e fiz pequenos rolinhos com os mesmos. Para os acompanhar fiz um arroz branco simples. 

Que tal, gostaram da ideia? :)

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

domingo, 7 de fevereiro de 2021

Recordações



Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje fui ao facebook e encontrei algumas memórias que me deixaram saudosa. São memórias fotográficas de pessoas que passaram pela minha vida numa época em que ainda nos podíamos abraçar.  Há sete anos atrás, conheci a associação Gandaia e os Poetas que as frequentavam. Também eu passei a participar regularmente e a confraternizar com essas pessoas sem ter noção que um dia tudo mudaria drasticamente. Tenho muitas saudades desses momentos e dessas pessoas. Foi uma época tão feliz para mim que dificilmente conseguirei explicar. Amor incondicional.