Traduza para o seu idioma

sábado, 24 de abril de 2021

Dia Mundial do Livro

Os livros, sempre foram importantes para mim. Desde pequena que me habituei a ler e penso que isso também estimulou a minha capacidade de escrever. 

Ao longo do tempo fui mudando a minha forma de ler. Quando criança li contos (Colecção Formiguinha; A inaudita guerra da avenida Gago Coutinho), muitas histórias de aventuras ( Os cinco; Uma Aventura; A cidade das sombras), livros clássicos (O príncipe do México; Os Maias; Manhã Submersa; O Principezinho; Fernão Capelo Gaivota) , poesia (Obra Poética, de Manuel da Fonseca; A Mensagem, de Fernando Pessoa), revistas literárias (Caminho Clube Fantástico) e muitas outras coisas que já não me recordo. Sei que devorei cada palavra no silêncio da noite, no meu quarto. Na adolescência, os livros andavam sempre comigo para onde quer que fosse. 

Na fase adulta, almejei ainda mais. Assim que me foi possível comecei a ir atrás de alguns escritores para conhecer o seu trabalho e aprender como podia também tornar-me escritora. Eu já escrevia muito, mas queria saber mais sobre este mundo. Passei a assistir a apresentações de livros que me interessavam e de autores que ia conhecendo no facebook. Alguns deles tornaram-se meus amigos, a saber: Fernando Alagoa, Anabela Texugo, Miguel Almeida, António Castro, Jorge Nuno, José Carlos Moutinho ( peço perdão caso me tenha esquecido de alguém). 

Quando iniciei a minha participação nas tertúlias poéticas da Gandaia, na Costa de Caparica, conheci outros autores e poetas que entretanto também publicaram os seus livros, a saber: Ana Marques, José de Ribatua, António Tomás, entre outros. Conheci também poetas que não chegaram a publicar mas que escrevem muito bem e que deviam ser reconhecidos. De momento, ando mais adormecida em relação a esses eventos, mas espero vir a recuperar esses tempos deliciosos que me faziam sonhar e acreditar em dias melhores.

O último livro que comprei foi um livro de poesia da minha amiga Carla Veríssimo (Amálgama). Já estávamos a viver neste estado pandémico, mas ainda assim foi possível fazer uma apresentação presencial. Eu também tenho livros para publicar, mas ainda não é a hora de o fazer. Cada vez que me tento aventurar fico desiludida com o valor que me é pedido. Então, vou adiando na esperança que um dia a sorte me bata à porta. Certamente, continuarei a escrever independentemente do que vier a acontecer.

2 comentários:

Cidália Ferreira disse...

A leitura é algo que nos enriquece e enobrece. Parabéns pela publicação! :)
*
Gotículas celestiais ...
-
Beijo e um excelente fim de semana.

" R y k @ r d o " disse...

Ler um bom livro acalma o coração e refresca a alma.
.
Feliz fim de semana
Abraço poético
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.