Traduza para o seu idioma

domingo, 11 de abril de 2021

António Variações - Opinião sobre o filme

Queridos leitores e amigos da Rainha, ontem tive oportunidade de ver um filme que retrata a história de vida do cantor e compositor Português António Joaquim Rodrigues Ribeiro, mais conhecido como António Variações. Pessoalmente, gostei do filme porque reforça a importância de se lutar por um sonho.

António era Barbeiro de profissão, mas amava a música. Desejava que as suas canções chegassem mais longe que ele. O que, de facto, conseguiu. Ainda hoje, Variações é recordado pelo seu estilo musical único. Decorria o ano 1983 quando gravou o seu primeiro álbum através dos Estúdios Valentim de Carvalho. Infelizmente faleceu cedo demais, em 1984. 

Para mim, as suas letras fazem todo o sentido. Quem nunca disse " é para amanhã", adiando algo importante que era melhor realizar hoje? E "quando a cabeça não tem juízo", já sabemos o que acontece, "o corpo é que paga."

Era um artista incompreendido na época, mas um ícone da sociedade Portuguesa. A sua influência perdura até hoje. E muitos são os músicos que replicam as suas canções, para que não caiam no esquecimento, como é o caso da "Canção do Engate" ou de "Anjo da Guarda".

E se ele não tivesse lutado para concretizar o seu sonho? Conseguem perceber o talento que se perderia? Seria uma pena que tal acontecesse. Felizmente, aconteceu o contrário e muito podemos aprender com as suas letras e com a sua história.

O filme deu ontem à noite na RTP1, mas para quem não teve oportunidade de ver, também está disponível na RTP play. Recomendo! 

1 comentário:

Cidália Ferreira disse...

Tenho que ver este filme!:)
*
Olho convicta da graça que acolho...
*
Beijos, e uma excelente semana