Traduza para o seu idioma

sábado, 13 de dezembro de 2014

Porque é preciso divulgar?

Nasceu uma nova era na comunicação. Embora já saibamos há muito tempo que o termo comunicação significa a interacção de pelo menos duas partes, muitos ainda andam pelo século passado achando que a comunicação é unilateral. Se a comunicação apenas tiver uma direcção não se trata de comunicação mas sim de despejo de informação.

Por exemplo, vejo muita gente a divulgar arduamente aquilo que escrevem, os blogues que têm, as empresas das quais fazem parte, mas esquecem de uma coisa de grande importância para o mundo de hoje. Cada vez mais a interacção com as pessoas é importante. 

Imagine o seguinte: O leitor tem um amigo fantástico, mas quando fala com ele, este só acena com a cabeça e diz a tudo que sim. Não ficaria farto de falar com essa pessoa, mesmo gostando dela? entretanto, imagine um casal que nem fala um com o outro, ou um fala e o outro fica sempre calado, acha que essa relação vai resultar? Ou outro exemplo, já lhe aconteceu sentir-se alvo de publicidade que não lhe interessa? 

A esta hora já deve estar a compreender onde eu quero chegar. Nem sempre podemos estar de acordo com as outras pessoas, e lá porque temos gostos semelhantes não significa que concordemos ou que gostemos de tudo aquilo que a outra pessoa diz. Assim também, quando tentamos divulgar algo, nunca sabemos quem de facto nos observa. Por vezes, aquelas pessoas que nós achamos que são o nosso público alvo, não sustentam os nossos projectos pelo simples facto de não interagirem connosco. Isso significa falta de interesse e mostra-nos que estamos a fazer alguma coisa mal, na nossa divulgação.

Eu falo por experiência própria. Nem sempre tenho como saber se as pessoas vão gostar ou não. Mas a partir do momento em que tenho consciência que não há interesse da parte de determinada pessoa, passo à seguinte. E se ninguém se interessar, o que faço? Neste caso, ou mudo de estratégia ou mudo de conteúdo.

Mas afinal porque é preciso divulgar? É óbvio que nem tudo é para ser divulgado. Conheço pessoas que exageram nesse sentido postando as coisas mais ridículas que nem dá para explicar aqui. Mas, quando a pessoa tem um blogue, ou um negócio próprio, é natural que se preocupe em divulgar o seu trabalho. Porque sem divulgação, como poso chegar a mais leitores? Sem divulgação, como consigo mais clientes? Sem divulgação, como vou encontrar parceiros para o meu negócio?

Conclusão: A questão primordial não é se a divulgação é importante, até porque já sabemos que é, a questão principal prende-se por saber exactamente como fazer essa divulgação de forma consistente. Num próximo post abordarei esse mesmo assunto.

Sem comentários: