Queridos leitores e amigos da Rainha, hoje trago um tema que acho bastante oportuno mas que raramente é abordado nos meios de comunicação. Que importância tem realmente o teu nome?
O meu nome é Jovita Capitão e o nome do meu blogue é Rainha das Insónias. Gostava de vos explicar o porquê de eu estar hoje a falar sobre isto. É que ao longo da nossa vida deixamos uma marca com o nosso nome. E esse nome pelo qual somos conhecidos, diz muito sobre nós. Claro que não é apenas pelo nome que conhecemos uma pessoa, mas é por aí que se começa.
Há muitos anos atrás, a minha mãe disse-me: " Se queres ter amigos, tens de saber o nome deles". Eu, quando era pequena tinha muita dificuldade em fixar nomes. Aliás, ainda tenho. Mas fui apendendo a lidar com isso, fazendo um esforço sincero para conhecer as pessoas que estão à minha volta. O nome, pode não ser o factor mais importante numa pessoa, mas é importante no sentido de nos lembrarmos mais tarde, quem é fulano ou beltrano.
E como eu estava a dizer, deixamos um rasto com o nosso nome em tudo o que fazemos. Queiramos ou não, as pessoas à nossa volta vão criar rótulos sobre nós devido às experiências que têm connosco, com o nosso nome. É por isso que ouvimos as pessoas dizerem: "fulano é assim, beltrano é assado".
Que tipo de nome gostavas de construir? Queres que as pessoas te conheçam de que forma? Eu por exemplo gostava que as pessoas que me vão conhecendo se lembrem de mim como alguém que gosta e defende a Cultura, que ama escrever, que se interessa e apoia a área do empreendedorismo, interessada em aprender coisas novas. Gostava que um dia se lembrassem da minha escrita e que um dia dissessem que aprenderam alguma coisa comigo. Que se lembrem de mim como uma pessoa positiva, alegre e sonhadora.
Rainha das Insónias é apenas o nome que eu escolhi para o meu blogue. Se tenho insónias? Sim, tenho. Se as tenho todas as noites? Não. Se fico triste por ter insónias? Não, porque aproveito para exercitar a escrita. Será que as insónias podem ser positivas? Claro que sim. Desde que não afetem o normal funcionamento da pessoa em questão. Quando começam a afetar a vida profissional, social e pessoal do indivíduo que as tem, aí está o caldo entornado. Mas gosto de pensar que tudo tem uma explicação. Quando não consigo dormir, aproveito para escrever sobre aquilo que me está a incomodar nesse momento e depois sim, já consigo sossegar. Às vezes também me acontece trabalhar até tarde e por isso perco o sono. E já que não tenho horários a cumprir, não fico tão preocupada com isso. Se não dormir de noite, terei de dormir de manhã. Nem que sejam 3 ou 4 horas, que para mim já é o suficiente para me aguentar em pé ( não esquecendo de tomar pelo menos um café).
Jovita Capitão foi o nome escolhido pelos meus pais. Eu gosto do nome que tenho e é assim que gosto de ser lembrada. Não é um pseudónimo. É o meu próprio nome. Quem é a Jovita Capitão? Além de ser autora deste blogue e de escrever há mais de 20 anos, estou a desenvolver um projecto na área da venda directa e do marketing de rede há 2 anos e alguns meses. Se gosto do que faço? Sim, gosto.
Mas também tenho defeitos, não tenho apenas virtudes. Sei que os meus defeitos irritam a sério as pessoas que me conhecem, principalmente porque não percebem por que faço o que faço. Mas existe alguém perfeito? Conhecem alguém? Eu também não! :)
Queridos leitores, como conclusão deste assunto quero apenas dizer-vos o seguinte: um bom nome constrói-se com pequenas acções praticadas todos os dias. Se queremos ser melhores pessoas, temos de ser verdadeiros connosco. Temos de saber o que queremos e para onde vamos (nem sempre isso é possível, mas vamos tentar, ok?).
Sem comentários:
Enviar um comentário