Hoje celebra-se o dia da liberdade em Portugal. O dia em que a liberdade de expressão passou a ser uma realidade. Antes do dia 25 de Abril de 1974, as pessoas eram oprimidas e presas só por dizerem as verdades. E às vezes, nem chegavam a dizer nada e já eram condenados. Além disso existia a censura editorial. Ainda bem que não vivi naquela época. Eu adoro escrever. Quem me tira a escrita e a liberdade de me exprimir, tira-me tudo. Este post serve para homenagear todos aqueles que enfrentaram tudo e todos para que o nosso país fosse como é actualmente. Um país livre! Mas apesar de tudo, não somos completamente livres. Actualmente vivemos à mercê de uma politiquice estranha que nos condiciona. Se não fosse o FMI a entrar em Portugal seriamos mais livres. Porque neste momento não temos escolha senão sujeitar-nos ao que há. Desentendimentos políticos, Desemprego, trabalho precário, e muitas outras coisas que a maioria de nós, portugueses, discordamos.
Conta a história que a Revolução dos Cravos foi desencadeada por um golpe de estado militar que estava contra o regime ditatorial do Estado Novo. Esta revolução ficou com este nome devido ao facto que nesse dia toda a gente saiu à rua com um cravo na mão. E nesse mesmo dia ninguém trabalhou. Nem as crianças foram à escola. Foi um dia memorável para muita gente que viveu naquela época, pois, sentiram-se finalmente livres do regime Salazarista.
Este ano, por causa da crise, as comemorações do 25 de Abril vão ser encurtadas. Mas quem quiser, pode visitar o palácio de Belém. Para conhecer o programa das comemorações do 25 de Abril no Palácio de Belém clique aqui.
Quer um conselho? Aproveite bem este dia. Seja livre e seja feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário