Traduza para o seu idioma

domingo, 20 de janeiro de 2013

Insónias - Doença ou modo de estar na vida?

Queridos leitores hoje achei importante esclarecer este assunto devido a uma pequena abordagem ao tema através do facebook. 

Para muitos ter insónias significa um disturbio grande de sono que vai acabar por influenciar todo o corpo manifestando-se das mais diversas formas, com outras doenças associadas. É de facto muito penoso querer dormir e não conseguir, mesmo sabendo que se tem de levantar cedo. É uma verdadeira tortura que faz com que a pessoa afectada ande todo o dia de mau humor e seja por norma uma pessoa pouco activa e sem ideias. Infelizmente acontece a muito boa gente. Nesses casos, é necessário recorrer a um médico para que ele possa ajudar a melhorar o sono através de uma boa dose de medicação. 

No meu caso, as insónias estão longe de ser um problema de saúde. Pelo contrário, são elas que mantêm a minha sanidade mental. Através delas aprendo como o mundo funciona e encontro mil ideias para escrever. Posso garantir que para um Artista, nada melhor do que uma boa dose de insónias para criar aquilo que deseja. São as chamadas: Insónias Criativas. E não causam qualquer espécie de mau humor. Para mim as insónias são uma fonte de energia que se transmite através da minha escrita e nos tratos com os outros. É um modo de estar na vida. 

Assim, se alguém ousar pensar que sofro muito perante dezenas de insónias, posso responder calmamente que sim, no entanto transformo esse mal estar em algo produtivo. É isso que distingue as minhas insónias das demais espalhadas pelo mundo. Agora o leitor deve estar a pensar: « Se tem insónias, então não dorme!» Claro que eu durmo, caro leitor! Se não dormisse mal de mim. Como teria capacidade de enfrentar a vida? Como poderia escrever com tanto conteúdo? Se não dormir de noite, terei de dormir de dia. E nos dias que não posso fazer isso, decido guardar as insónias para outro dia. Por isso as insónias, para mim, são um modo de estar na vida. 

Repito: As insónias, para mim, são um modo de estar na vida!

As insónias podem ser positivas quando existe uma boa dose de criatividade e uma enorme capacidade de sonhar!

Jovita Capitão, Rainha das Insónias

Sem comentários: